Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

composição

Mauro Mendes define mais seis secretários: mantém Gallo e abre vaga para Romoaldo na AL

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Mauro Mendes define mais seis secretários: mantém Gallo e abre vaga para Romoaldo na AL
O governador eleito de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciou mais seis nomes que irão compor o secretariado de sua gestão a partir do dia 1° de janeiro de 2019. Uma das nomeações garantirá a vaga na Assembleia Legislativa para o suplente Romoaldo Junior (MDB), que assumirá a cadeira de Allan Kardec (PDT). 


Leia mais
Mendes põe empresário na Casa Civil, ex-Silval na Segurança e mantém secretária de Taques


Na Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) assumirá a servidora Rosamaria Ferreira de Carvalho; na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a advogada Mauren Lazzaretti; na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o procurador Rogério Gallo; na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o atual secretário de Governo de Várzea Grande, César Miranda; na Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sectel), o deputado estadual Allan Kardec (PDT); e Basílio Bezerra Guimarães dos Santos  na Secretaria de Gestão e Planejamento.

"Todos esses nomes possuem experiência, serviços prestados e tem conhecimento profundo dos setores que irão gerir. Além disso, são pessoas competentes e com vontade de mudança", afirmou, por meio da assessoria de imprensa.

Setas

O primeiro nome cotado para a Secretaria de Assistência Social foi o da primeira-dama Virgínia Mendes, que declinou do convite. A escolhida acabou sendo Rosamaria Ferreira de Carvalho, que é graduada em Pedagogia e habilitada para o magistério de Filosofia e Sociologia pela UFMT, com duas Pós-graduações: Educação em Saúde Pública e Supervisão Escolar.

Atuou como professora nos colégios CIE de Rondonópolis (MT) e Rui Barbosa de Campestre (MG); assessora pedagógica na APAE do município de Campestre (MG) e por dez anos foi Superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), entre os anos de 2003 até 2013.
 
Em 2013, foi convidada pela ex-primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, para assumir a coordenação do Programa Siminina, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, ficando à frente das ações até o final do ano de 2016.

Sema

Mauren Lazaretti é advogada, presidiu a Comissão de Direito Ambiental da OAB-MT e foi ex-secretária adjunta de Meio Ambiente do Estado.

Fazenda 

Rogério Gallo é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduado em Direito Tributário pela UFMT e em Direito Público pela Unirondon. É também mestre em Direito Ambiental pela UFMT. Desde 2002 é procurador do Estado de Mato Grosso. De 2013 a 2016 atuou como Procurador Geral do Município de Cuiabá. Entre 2015 e 2016 exerceu interinamente, em diversas ocasiões, o cargo de prefeito de Cuiabá.

De 15 de janeiro de 2017 a 15 janeiro de 2018 atuou como procurador geral do Estado. Foi conselheiro da secção de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-MT.

É o atual secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso.

Sectel

Allan Kardec é deputado estadual reeleito e já atuou como vereador por Cuiabá. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possui especialização em Gestão Educacional e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).

Gestão e Planejamento

Basílio Bezerra Guimarães dos Santos é graduado em Ciências Contábeis. Já atuou como gerente financeiro na Polícia Judiciária Civil do Estado Mato Grosso, coordenador contábil e superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso e secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e contador geral do Município de Cuiabá. Foi professor titular da disciplina de Finanças Públicas do curso de ciências contábeis das Faculdades Integradas Cândido Rondon. Desde  2017 exerce a função de Diretor Administrativo e Financeiro da Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação, bem como a atividade de Perito em Cálculos Extrajudiciais . Também foi secretário adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Fazenda.

Sedec

Cesar Miranda Lima é empresário. Atua como secretário de Governo de Várzea Grande e também foi secretário de Receita Fazendária e Saúde no mesmo município.

Mais nomes

Mauro já havia anunciado na primeira semana de dezembro os nomes do policial federal Alexandre Bustamante para comandar a Segurança; do vereador Gilberto Figueiredo (PSB) na Saúde; do empresário mauro Carvalho para assumir a Casa Civil; do engenheiro Marcelo de Oliveira na Infraestrutura e da servidora Marioneide Angélica Kliemaschewsk na Educação.

A definição dos nomes, segundo o governador eleito se baseou em critérios que atendem ao interesse público, como a capacidade técnica, conhecimento setorial e também o perfil proativo.

Desde que venceu a eleição em outubro, Mendes tem manifestado que o Estado está passando por uma grande crise econômica e que precisará fazer cortes como o de cargos comissionados, em empresas públicas e nas secretarias, que foram reduzidas de 24 para 15.

O projeto de reforma administrativa chegou de ser enviado por Mendes ao governador Pedro Taques (PSDB), porém o tucano se recusou a encaminhá-lo para Assembleia Legislativa, alegando que não existe mais tempo para analisá-lo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet