Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cidades

Levantamento

UFMT, Univag e Faipe aparecem com avaliação quase perfeita do MEC; veja notas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

UFMT, Univag e Faipe aparecem com avaliação quase perfeita do MEC; veja notas
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta terça-feira (18), apontam que nove universidades de Mato Grosso tiveram uma nota quase perfeita no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre elas estão: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Faculdade de Tecnologia do Ipê (Faipe).

Leia mais:
Ranking coloca UFMT como melhor universidade de MT; veja colocações
 
Em Mato Grosso, nenhuma das instituições de ensino conseguiu alcançar a nota máxima (cinco). Porém, nove delas chegaram a pontuação quase perfeita (quatro), são elas: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Centro Universitário de Várzea Grande (Univag); Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço (Eduvale); Faculdade de Ciências Jurídicas, Gerenciais e Educação de Sinop (FIS); Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas; Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia (Faculdades Cathedral); Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena (Ajes); Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena (Ajes) e Faculdade de Tecnologia do Ipê (Faipe).
 
A Universidade de Cuiabá (Unic), que também tem grande representatividade no Estado, ficou com a nota três. A Universidade de Mato Grosso (Unemat) também aparece com a mesma nota no Índice Geral de Cursos (IGC).
 
O levantamento também apontou que dez instituições ficaram próximos da menor nota, totalizando dois pontos, são elas: Faculdade Cuiabá (FAUC); Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura                (ICEC); Faculdade Cândido Rondon (FCR); Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão (FAUSB); Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia (INVEST); Instituto de Ensino Superior de Cuiabá; Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT); Faculdade de Direito de Alta Floresta           ; Faculdade AUM e Faculdade de Mato Grosso (FAMAT).
 
Nenhuma das instituições do Estado ficou com a nota um. No país, 278 faculdades ficaram com conceitos abaixo do limite de qualidade estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).
 
O IGC, assim como os demais indicadores do Sinaes, classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas "insuficientes".
 
O índice é divulgado anualmente, mas é composto pela média de outros indicadores aplicados nos três anos anteriores. Comparando com o último ciclo trienal, aumentou o número de instituições com notas 4 e 5 e caiu o número delas que têm conceito 2 e 3.
 
Índice Geral de Cursos (IGC): É o indicador que avalia as instituições de ensino superior públicas e privadas (universidades, centros universitários ou faculdades), calculado com base na média do CPC dos cursos nos três anos anteriores, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação, que também é trienal
 
Segundo o MEC, para que uma instituição tenha o IGC calculado, "é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência" e "que tenha sido possível calcular o CPC desses cursos".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!