Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pasta delicada

Próximo secretário de Saúde, Figueiredo diz que irá tirar organizações sociais e não teme desgaste político

26 Dez 2018 - 08:35

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Da Reportagem Local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Próximo secretário de Saúde, Figueiredo diz que irá tirar organizações sociais e não teme desgaste político
Convidado pelo governador eleito Mauro Mendes (DEM) para assumir a secretaria de Saúde do Estado, pasta esta que foi uma das mais problemáticas dos últimos governos, o vereador de Cuiabá Gilberto Figueiredo (PSB) disse que irá tirar as Organizações Sociais de Saúde (OSS) das administrações dos hospitais estaduais e garantiu que não teme ter sua carreira política prejudicada com o trabalho na pasta.  


Leia também
Emanuel Pinheiro exonera secretário-adjunto de saúde alvo de operação

 
Para o vereador, que já trabalhou como secretário de Educação de Mendes, na Prefeitura de Cuiabá, a saída das OSSs dos hospitais do Estado irá dar mais agilidades e melhoria no atendimento aos pacientes. De acordo com ele, esta será sua primeira medida como secretário.

“A primeira ação será resgatar os hospitais estaduais que estão hoje sob tutela de organizações sociais e que não estão dando o devido retorno que o Estado merece. Vamos resgatar a gestão dos hospitais regionais, dando mais agilidade no atendimento e melhorando este gargalo”, explicou Figueiredo.

O futuro titular da pasta também revelou que aguarda a definição de todo o primeiro escalão do novo Governo para iniciar os estudos e cumprir o compromisso feito por Mendes, de pagar o que o Estado deve na área de saúde para os municípios.

“Ainda não há uma definição sobre isso. Neste momento estamos identificando quais são os débitos existentes. Existe algo em torno de R$ 200 milhões de débitos já identificados do Governo do Estado com os municípios e tenho certeza que a partir da próxima semana, quando o governador Mauro Mendes acabar de definir todos os seus secretários, isso estará nas primeiras reuniões de alinhamento, assim como qual plano de ação será implementado”, afirmou.

O parlamentar também garantiu que não tem medo de manchar sua trajetória na vida pública ao assumir uma pasta que tem um grau de exigência enorme e que já deixou  vários gestores experientes em descrédito com a população.

“Eu não posso assumir este cargo pensando em pretensões políticas futuras. Logicamente, se eu tiver, vai depender de minha atuação nesta área. Não estou aqui buscando a zona de acomodação e seria muito mais fácil eu continuar na Câmara de Cuiabá. Mas estou hoje atendendo a convocação de um time que precisa de alguém que possa trabalhar a área de gestão e melhorar a situação que está ai hoje, que é caótica, é o principal gargalo do Estado, é a pasta com maior dificuldade, mas tenho certeza que com os profissionais que atuam na área da Saúde, com empenho, esforço e dedicação do Governador Mauro Mendes, nós vamos conseguir melhorar muito a qualidade do que está sendo feito”, garantiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet