Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

REDUÇÃO DA MÁQUINA

Secretários têm até hoje para entregar lista de servidores que serão cortados na gestão Mendes

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secretários têm até hoje para entregar lista de servidores que serão cortados na gestão Mendes
Termina nesta sexta-feira (04) o prazo dado pelo governador Mauro Mendes (DEM) para que seus secretários informem quais servidores vão ser mantidos e quais serão demitidos pela atual gestão. Ao todo, o novo Governo pretende cortar no mínimo três mil profissionais que ocupam cargos de confiança e são remanescentes da administração anterior, de Pedro Taques (PSDB). Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, as demissões devem ocorrer nos próximos dias, por meio de decreto.


Leia mais:
Secretários deixam reunião com Mendes após quase 4 horas e dizem que situação financeira de MT é desesperadora

“Nesta semana, basicamente, os secretários vão conhecer suas Pastas, vendo quem são as pessoas que realmente participam daquilo e, até sexta-feira, todos vão colocar junto ao governador o número pequeno de pessoas que vai continuar. A partir daí o governador deve fazer um decreto demitindo o restante. Nós temos todo o mês de janeiro para completar adjuntos, presidentes de autarquias, diretorias e devemos até o final do mês ter tudo finalizado”, explicou Carvalho.

A primeira reunião entre Mauro Mendes e seu staff foi realizada na noite desta quinta-feira (03) e durou quase quatro horas. Conforme apurou a reportagem do Olhar Direto, o principal assunto discutido foi o custeio de cada secretaria.

Em conversa rápida com a imprensa, antes de entrar para a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, relatou a complexidade deste trabalho inicial e disse que precisaria de pelo menos um mês para concluir todo o processo de adaptação.

Ao longo desta semana algumas Pastas como o Gabinete de Comunicação, que passa a ser incorporado à Casa Civil, já iniciaram o processo de cortes dos servidores. O clima no Palácio Paiaguás não era dos mais serenos, mas as demissões já eram aguardadas por alguns, principalmente àqueles que trabalhavam diretamente com o governador Pedro Taques.

A reforma administrativa proposta por Mendes, embora já implementada na prática, ainda carece da aprovação da Assembleia Legislativa. O projeto, que reduzirá o número de secretarias de 24 para nove pastas será encaminhado ao Legislativo na próxima semana e deve ser votado ainda este mês.

O democrata ainda estuda a redução no número de empresas estatais e mistas. Das atuais 20 empresas, o novo governador pode extinguir entre cinco a oito. Os órgãos que podem ser extintos são: Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat); Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás); Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI); Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa); Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem) e Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT, antiga MT Fomento).
 
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet