Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

APÓS ANÚNCIO DE ESCALONAMENTO

Deputado diz que Mendes comete estelionato eleitoral e não descarta greve

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputado diz que Mendes comete estelionato eleitoral e não descarta greve
Eleito como deputado estadual, o sindicalista João Batista (Pros) classificou a medida de escalonar salários e de não pagar imediatamente o 13° atrasado de parte dos servidores públicos, anunciada pelo governador Mauro Mendes (DEM), como um estelionato eleitoral. Em conversa com o Olhar Direto, Batista disse que o Fórum sindical irá solicitar uma reunião com o chefe do Executivo e não descarta uma paralisação.


Leia mais
Mendes anuncia escalonamento salarial em 3 etapas e empurra 13º de todos servidores para dezembro


Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen) em exercício, até o mês de fevereiro, quando assume seu mandato na Assembleia, Batista disse que Mendes foi insensível em relação aos servidores públicos e que muitos deles, sem receber o décimo e com previsão de ter o salário de dezembro pago somente no dia 30 deste mês, não terá dinheiro para pagar contas e até comprar comida.  

“Ele foi muito insensível à situação dos servidores. Existe um fluxo de caixa diário que entra no Estado e dava para ele fazer uma distribuição melhor, até porque, esta questão do 13°, os servidores que fazem aniversário nos meses de novembro e dezembro, e que não receberam, acabaram fazendo antecipação deste valor junto ao banco, que já descontou. É um prejuízo muito grande para muitas famílias que estão desesperadas sem saber o que fazer compra de comida para sua casa. Vi como uma atitude radical e extrema por parte do governador”, afirmou.

O sindicalista ainda explicou que o governador não conversou com a classe antes de anunciar a medida de escalonamento e pagamento dos 13° em atraso somente para o mês de abril. Ele também classificou a atitude como um estelionato, visto que durante a campanha o discurso foi de cumprir com os direitos dos servidores.

“O governador não conversou com o servidor sobre estas medidas. Ele na verdade, durante a campanha eleitoral ele deixou bem claro que ia deixar o salário em dia, que ele respeitaria o direito ao RGA dos servidores. Eu vejo isso como estelionato eleitoral. Porque prometer algo e fazer exatamente ao contrário, para mim é como se fosse um estelionato”, avaliou.

O deputado eleito, por fim, disse que o Fórum Sindical já está tentando marcar uma reunião com Mendes para falar sobre o assunto e que os agentes penitenciários, classe a qual pertence, não descartam uma paralisação a partir do dia 15 de janeiro, caso entendam que estão sendo prejudicados.

"Estamos conversando, já protocolamos um documento junto ao Governo do Estado pedindo uma agenda para discutir sobre este assunto. Temos uma reunião hoje com os membros do Fórum Sindical. Fizemos também uma convocação dos servidores do sistema penitenciário pra uma Assembleia no dia 15 de janeiro, onde poderemos, dependendo do que for discutido e se for da vontade da maioria, deliberar uma paralisação", finalizou.

O governador Mauro Mendes anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa nesta sexta-feira, que o salário dos servidores do Estado referente ao mês de dezembro do ano passado será escalonado até o dia 30 deste mês. Na nota, o democrata anunciou ainda o parcelamento do 13º salário remanescente de 2018, que só deverá ser quitado em abril.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet