Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Imbróglio

Indígenas ocupam Dsei Xavante e pedem exoneração de coordenador

Foto: Reprodução

Indígenas ocupam Dsei Xavante e pedem exoneração de coordenador
Um grupo com cerca de 80 índios ocupou o escritório Distrito de Saúde Indígena (Dsei Xavante) de Barra do Garças, na tarde desta segunda-feira (14). Eles pedem a exoneração do atual responsável, Valmir Martins de Faria e a contratação de Fideles Geovaldo Pires de Souza. Por conta da situação, os serviços no local foram interrompidos.


Leia mais:
Locadoras de viaturas estão três meses sem receber; Governo também deve combustível

Segundo informações do site Semana 7, a principal reclamação dos indígenas é a falta de diálogo entre a coordenação e as lideranças. O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e líder do movimento, Saulo Ub’uhu’we, afirma que se sente desrespeitado. Ele diz que Valmir deve parar de resistir à pressão do grupo e abandonar o cargo. “Se Xavante acham (sic) que não está bom, ele não tem que se defender”, aponta. “Se as coisas estivessem tranquilas, a gente não estaria se manifestando.”
 
Durante a manhã de hoje, o coordenador Valmir rebateu as críticas. Sobre as acusações do grupo, ele disse que a coordenação é um cargo político, sujeito a troca a cada mudança de governo. Ele também nega que toda a comunidade indígena queira sua saída. “Eu tenho a força das grandes lideranças que me apoiam.” Em dezembro do ano passado, o coordenador atribuía a perseguição ao fato de ele se recusar a ceder aos “caprichos” de Saulo.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet