Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Crise

Mendes prevê fevereiro com condições de caixa pior do que janeiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Mendes prevê fevereiro com condições de caixa pior do que janeiro
Com duas semanas no comando do Estado de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) declarou que não prevê um futuro com melhora financeira, pelo menos para os dois próximos meses, devido a situação caótica em que encontrou os cofres do Estado, além da enorme quantidade de dívidas. Para ele, fevereiro pode começar pior do que o mês de janeiro.


Leia também
Jayme Campos defende candidatura de democrata para Presidência do Senado


Em uma de suas reuniões nesta segunda-feira (14), o chefe do Executivo previu que as condições de escalonamentos nos salários dos servidores públicos, bem como o recolhimento de 50% de viaturas da Polícia Militar podem piorar, caso medidas drásticas não sejam tomadas imediatamente.

Na próxima quarta-feira (16), o governador irá para Brasília (DF) se reunir com o Governo Federal para discutir a possibilidade de assinar um decreto de Estado de calamidade financeira e assim conseguir mais recursos como o do Fundo de Auxílio à Exportação (FEX) do ano de 2018.

“Hoje estamos a beira de um colapso e estamos estudando mesmo a possibilidade de  decretar estado de calamidade pública das finanças de Mato Grosso. Eu já agendei para quarta-feira três audiências com o Governo Federal e vou lá com alguns objetivos. E um deles, é que através do decreto de calamidade, teremos reuniões intragoverno para decidir se realmente vamos tomar esta medida, mas hoje estamos a beira de um colapso. Vamos entrar fevereiro com a condição de caixa pior que nós encontramos em janeiro”, disse.

Buscando o enfrentamento das dificuldades financeiras que enfrenta o Estado, Mauro Mendes entregou na última quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa um pacote de leis batizado de ‘Pacto por Mato Grosso’ e pediu aos deputados que aprovem as medidas com urgência.

Os projetos são referentes à reforma administrativa, que visa reduzir de 24 para 15 secretarias e pede autorização ao Legislativo para a extinção de seis empresas mistas, à reedição do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab), garantindo que 25% da arrecadação sejam destinados exclusivamente à Secretaria de Infraestrutura para a manutenção das rodovias estaduais.
 
Também foi protocolado projeto de lei para a regulamentação de critérios na concessão da Revisão Geral Anual (RGA), além de proposta para a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), buscando equilíbrio financeiro para o Estado. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet