Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Situação passageira

Virginia Mendes defende decreto de calamidade e pede “crédito de confiança” à população

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Virginia Mendes defende decreto de calamidade e pede “crédito de confiança” à população
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, defendeu o decreto de calamidade editado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na semana passada pediu que a população dê um “crédito de confiança” à gestão de seu marido. Em artigo, a empresária diz que a medida foi tomada em razão da realidade de caixa de a atual administração encontrou.


Leia mais:
Cinco anos após torneio, Copa do Mundo é apontada como culpada pela crise em MT

“Algumas pessoas próximas me perguntaram o porquê da decisão de decretar estado de calamidade financeira. Aproveito o espaço para ajudar a esclarecer que essa medida, infelizmente, foi tomada com base na realidade de caixa que a atual gestão encontrou o estado. Sem condições de honrar em dia o salário, que é algo sagrado, dos servidores públicos”, escreveu.

Virginia continua. “Sem contar os restos a pagar com fornecedores de diversas áreas. São mais de R$ 2 bilhões de restos a pagar e não há neste momento condições de honrar de forma célere e satisfatório toda esta dívida acumulada. Não é questão de olhar pelo retrovisor. É questão de buscar hoje as alternativas legais e possíveis para amparar o Estado nesse momento de tamanha dificuldade”.

Mendes definiu o estado de calamidade financeira na noite da última quarta-feira (16), após se reunir, em Brasília, com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, o governador de Mato Grosso apresentou as dificuldades financeiras do Estado ao Governo Federal, expondo dívidas de quase RS 4 bilhões.

O decreto ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa, mas deve passar com folga. Se aprovado, terá vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado, e permitirá ao Governo a busca de crédito extraordinário junto à União.

“Com todas as medidas que estão sendo propostas, não tenho dúvidas que esse estado de calamidade será passageiro. Precisamos desse crédito de confiança. O governador Mauro Mendes e toda sua equipe estão ponderando todos os lados da balança em busca de um equilíbrio fiscal. Somente assim poderemos avançar”, acrescentou a primeira-dama.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet