Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Disputa no TCE

Cogitado para TCE, Russi não tem curso superior e responde por improbidade administrativa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cogitado para TCE, Russi não tem curso superior e responde por improbidade administrativa
Um dos nomes cogitados para ser indicado e um dos mais votados para ser o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o deputado estadual Max Russi (PSB) já foi condenado pela própria corte de contas a pagar o valor de R$ 5 mil por não fornecer informações sobre execuções de obras, quando era prefeito de Jaciara, além de também responder ações de improbidade administrativa enquanto administrou o município.


Leia também
“Não faz bem para a imagem dele”, diz Maluf sobre entrada de Max na disputa pelo TCE


Reeleito em 2018 como o terceiro candidato a deputado estadual mais votado, com mais de 35 mil votos, Russi já foi vereador por Jaciara e prefeito do município por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2005 a 2012.

As ações que Russi responde em seus mandatos como prefeito, varia de irregularidades na contratação de festas, publicidade e em licitações, conforme processos que tramitam na Primeira e Segunda Vara Civil.

Em um dos processos, o Ministério Público pede que o ex-prefeito, assim como outros dois réus tenha mais de R$ 5 milhões bloqueados pela justiça por atos de improbidades que podem ter causado prejuízos ao erário.

Eleito primeiro-secretário da Assembleia na chapa encabeçada pelo atual presidente Eduardo Botelho, Max Russi, que também não tem curso superior - um dos requisitos para a última escolha de conselheiros, passou a ter o nome cogitado para a vaga nos últimos dias.

O Olhar Direto tentou entrar em contato com o parlamentar por telefone para saber de fato se ele tem interesse em se tornar conselheiro, mas as ligações não foram atendidas. Pessoas ligadas a seu gabinete informaram a reportagem que o deputado está viajando pelo interior e que retornará a capital na segunda-feira (18), data em que deve bater o martelo se realmente estará na disputa para a vaga do TCE.

Até o momento, apenas dois parlamentares foram inscritos como candidatos. São eles: Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende (PSC). Fora do Poder Legislativo também já foi indicado, pelo deputado Wilson Santos (PSDB), o ex-auditor da prefeitura de Cuiabá, Luiz Barros.

Além dos deputados e do ex-auditor, também estão tendo os nomes cogitados o promotor de justiça Mauro Zaque e os juízes Eudardo Calmon, e Yale Sabo Mendes. O prazo para as indicações, segundo a Mesa Diretora da Assembleia é até as 19 horas da próxima terça-feira (19).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet