Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

varzea grande

Programa ‘Escola em Tempo Ampliado’ é estendido e atende 17 unidades

Foto: Reprodução

Programa ‘Escola em Tempo Ampliado’ é estendido e atende 17 unidades
O ano letivo iniciou e estão sendo retomadas as atividades da Escola em Tempo Ampliado (ETA), nas unidades da rede municipal de Ensino de Várzea Grande. Este ano, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer amplia de 12 para 17 o número de escolas participantes, beneficiando mais 300 alunos que serão atendidos pelo Programa idealizado e implementado em 2015 por iniciativa da prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM).


Leia mais:
Piso salarial do professor da rede estadual é terceiro melhor do país


Através do Programa ETA, a Secretaria de Educação tem alcançado resultados positivos nas ações pedagógicas, culturais, de inserção social, provocando mudanças no perfil dos estudantes, até na forma com que muitos alunos encaram o ambiente escolar, familiar e a comunidade onde vivem.

A melhoria no desempenho dos estudos, a utilização do tempo ocioso e o aproveitamento desse tempo para afastar o aluno de atividades que o levem a problemas de risco social, o contato com atividades de lazer, esporte e cultura, além da melhoria no relacionamento familiar e no desenvolvimento de sua autonomia estão entre os benefícios comprovados pela permanência do aluno na escola, como consta nos relatos de alunos, pais de alunos, professores, coordenadores e gestores das unidades escolares onde o projeto foi implantado.

As aulas de reforço escolar, letramento, oficinas de artesanato, informática, raciocínio lógico, dança, teatro e música, além das atividades esportivas, culturais e de manuseio com a terra, na criação e manutenção das hortas escolares são as ações promovidas que estão em constante avaliação do corpo técnico, composto por profissionais da Secretaria de Educação, destacado para o acompanhamento sistemático do Programa ETA nas escolas onde ele é desenvolvido.

"Através dos professores coordenadores do ETA, estamos nas escolas em tempo integral para garantir efetivamente o desenvolvimento do Programa e o acompanhamento de todas as ações realizadas com os alunos", afirmou o secretário Silvio Fidelis.

Para o secretário, o sucesso do Programa Escola em Tempo Ampliado é resultado de um trabalho sério feito junto às escolas participantes e aos alunos, motivados pelas atividades oferecidas no contra turno escolar e pela vantagem de poder permanecer na escola durante todo o dia, além da possibilidade de aprimorar seus estudos e adquirir conhecimento em várias áreas.

O sucesso do ETA vem sendo reconhecido pelos próprios estudantes atendidos pelo Programa através de depoimentos espontâneos nas redes sociais e em documentários produzidos pelas próprias escolas como é o caso do vídeo produzido pelos profissionais da EMEB "Gonçalo Domingo de Campos" – CAIC. No vídeo, a aluna Maria Eduarda Bessa, de 11 anos, estudante do 5º anos, diz que a oficina de Letramento a ajudou a aprimorar sua leitura e na de Informática pôde aprender trabalhar textos no computador.

A aluna Ingridy Maria Romeiro, do 6º ano, disse que antes de participar do ETA tinha dúvidas sobre sua carreira. "Após assistir a uma apresentação teatral, decidi que quero seguir a carreira de atriz", disse. Já Wagner Figueiredo Gonçalves, de 12 anos, também aluno do CAIC, o Programa fez com que ele aprendesse a gostar de ler e também o ensinou a perder a timidez na hora de se apresentar em público, através das aulas de teatro. "Com ajuda da professora Anne, consegui me apresentar em uma peça sobre a violência infantil e outra no FETRAN", comemorou.

Cursando o 7º ano no CAIC, a aluna Ana Clara Martins, de 12 anos, disse que a oficina que mais gosta de participar é a de Informática. "Lá aprendi a digitar, fazer capas dos meus trabalhos e isso me ajudou muito nos estudos. Espero que o ETA mude a vida de outras pessoas como mudou a minha", comentou.

"Antes de fazer o ETA eu era muito bagunceiro, desobedecia minha mãe e não fazia nada. Depois que entrei no Programa melhorei muito. Entrei na oficina de música e já estou fazendo muitas apresentações. Agradeço muito aos professores e a coordenadora", relatou Daniel Aparecido Pereira, estudante do 8º ano do CAIC.

Mãe de aluno participante do Programa na EMEB "Faustino Antonio da Silva", Elaine Silva de Oliveira falou na escola sobre o ETA: "Em minha opinião, esse Programa Escola em Tempo Ampliado faz a criança ter mais interesse em estudar, ter mais educação com as pessoas que aqui trabalham, respeitando os mais velhos e amando o próximo. Meu filho Wender Rodrigues, aluno do 7º ano, melhorou muito depois que começou a fazer parte do ETA. Acho muito importante pois, em vez de ficar só em casa, ele fica o dia inteiro na escola aprendendo com os professores, tendo aula de música, reforço em português, matemática e na aula de informática que é sua preferida. Parabéns a todos que aqui trabalham e que estão sempre preocupados com a educação de nossos filhos.

Gislaine Faustino da Silva, mãe do aluno Gabriel, do 4º ano, relatou que ficou feliz porque tinha que acabar os estudos. "O ETA veio para tirar as crianças da rua, da frente da televisão, jogando ou fazendo coisas erradas, pois nem todos os pais têm tempo para ficar cuidando de seus filhos. Esse programa é maravilhoso, meu filho gosta muito, não quer ficar nenhum dia sem ir para a escola, nem mesmo quando está doente. Ele é uma criança imperativa, quando o coloquei no programa ETA, pensei que ele não iria ficar por muito tempo, só tenho a agradecer aos professores por serem profissionais e amigos dos alunos. Meu filho mudou muito de comportamento, ficou mais atencioso, todos os dias quando chega da escola ele gosta de contar o que fez no ETA, eu o observo o quanto esse programa tem feito bem pra ele. Agradeço todos os professores pela paciência e compreensão que tem com meu filho."

O professor articulador da EMEB "Senhora Dirce Leite de Campos", José Diaz avalia que "o programa ETA é de grande importância, pois se trata de algo diferenciado vindo ao encontro do aprendizado dos alunos, é uma ferramenta de grande valia. Hoje a escola se sente viva, pois descobrimos através deste programa que temos grandes artistas que antes não víamos. O interesse pelo aprendizado cresceu, vemos diariamente o avanço que eles têm nos estudos, são alunos diferentes, hoje com mais responsabilidade que antes. Estamos felizes e agradecemos imensamente a nossa prefeita Lucimar por ter implantado em nossa escola esse projeto, não podíamos deixar de falar que através do projeto ETA já fomos contemplados com vários troféus em apresentações musicais (fanfarra), dança (corpo coreográfico), teatro e também em notas em avaliação bimestral de alunos em Escola Destaque. Temos uma gestão que abraça o projeto, é uma equipe coesa, que não mede esforços e os resultados estão aí para todos ver o sucesso. Só temos que agradecer", pontuou.

Desde sua implantação na rede municipal de Várzea Grande, o Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA já atendeu mais de 1.000 alunos e em 2019 passa a atender também as EMEB's "Professora Marilce Benedita de Arruda", "Emanuel Benedito de Arruda", "Aristides Pompeo de Campos" e "Honorato Pedroso de Barros".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet