Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

Crise na fronteira

Deputado de MT propõe comissão para acompanhar crise na Venezuela

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Deputado de MT propõe comissão para acompanhar crise na Venezuela
O deputado federal José Medeiros (Pode) solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o encaminhamento ao Plenário de uma proposta para criação de uma comissão externa para acompanhar a crise na região limítrofe entre o estado de Roraima e a Venezuela.


Leia mais:
Selma Arruda se torna relatora da PEC da Vida na CCJ do Senado

"Em Pacaraima, no estado de Roraima, militares apoiadores de Maduro impediram a entrada de caminhões carregados com alimentos e com medicamentos. Na mesma área, militares venezuelanos lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes que protestavam contra o bloqueio da ajuda humanitária. Na cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén três pessoas foram assassinadas pelos cúmplices de Maduro, e outras quinze ficaram feridas à bala", alertou o Medeiros, no requerimento enviado na última quarta-feira (27).

O documento aguarda despacho da Mesa Diretora para ser apreciado pelo Plenário. Em sua argumentação, Medeiros destaca os riscos do conflito e das ações perpetradas por Nicolas Maduro, a quem atribui a liderança de um regime ilegítimo na Venezuela. O deputado ressalta a importância da intervenção frente às mortes já contabilizadas na região de fronteira e a queima de dois caminhões enviados para socorrer o povo vizinho com itens básicos de sobrevivência.

O deputado segue o pedido invocando o papel institucional do parlamento nacional de marcar presença ativa neste momento negativamente histórico da América do Sul. "Na esteira da mobilização internacional, requeremos o engajamento da Câmara dos Deputados em defesa da fronteira brasileira e do povo venezuelano, acompanhando, de perto, as violações dos direitos humanos na divisa da Venezuela com o Brasil. Sublinhamos que a questão de apresenta extremamente relevante não só por razões de segurança nacional, mas também por motivos humanitários", acrescentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet