Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Reequilíbrio das contas

Sem acordo com Banco Mundial, Governo só deve normalizar pagamento de salários em 2020

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Sem acordo com Banco Mundial, Governo só deve normalizar pagamento de salários em 2020
O Estado de Mato Grosso ainda acumula cerca de US$ 360 milhões em dívidas com o Bank of America e terá de pagar, somente neste mês, R$ 140 milhões da divida dolarizada. O Governo segue na luta parta alongar o pagamento do passivo, mas até o momento não houve sinalização positiva dos envolvidos. Enquanto o imbróglio não se define, outras áreas do Executivo seguem sendo afetadas por conta do déficit deixado pelo ex-governador Silval Barbosa. Os servidores, por exemplo, só devem ter seus salários pagos no mês trabalhado – uma promessa de campanha do governador Mauro Mendes (DEM) – a partir de 2020.


Leia mais:
Carvalho diz que Governo trabalha para dívida dolarizada não interferir em pagamento de folha

“Essa divida [Bank of America] nossa hoje ela vence em 2022. Ai nós vamos alongá-la para 20 anos. Então nós vamos passar a dever para o banco mundial, com taxas de juros menores, alongando a dívida para 20 anos. Se a operação fechar para 2019, nós vamos até 2039, com pagamentos mensais de algo em torno de 1 milhão de dólares. Hoje nós pagamos por ano 70 milhões de dólares, vamos pagar 12 milhões de dólares por ano. Então o nosso fluxo de caixa melhora e permite que nossos objetivos sejam cumpridos em 2019, que é dar uma estabilidade aí tanto dos repasses que nós fazemos com a receita que arrecada, mas também com a folha, trazendo uma estabilidade para o servidor público para o pagamento da folha no dia 10 que é a data prevista na constituição estadual e sonhando ai com a meta para 2020, de trazer o pagamento da folha para dentro do mês trabalhado”, afirmou o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.

O acordo com o Bank of America foi firmado na gestão do ex-governador Silval Barbosa. A instituição, na época, comprou parte da dívida do Estado com a União, para aumentar a capacidade de endividamento de Mato Grosso e possibilitar a execução de obras, especialmente as voltadas para a Copa do Mundo de 2014.

O novo acordo de venda da dívida para o Banco Mundial pode estender o prazo de pagamento por até 30 anos, estabelecendo o parcelamento mensal com uma taxa de 1,5% ao ano. Apesar de ainda não ter fechado um acordo, o Governo garante que a negociação está avançando e que a compra da dívida deve ser concretizada antes do pagamento da próxima parcela, que está agendada para o mês de setembro.

Enquanto a definição não ocorre, o salário dos servidores segue escalonado. A folha deste mês, por exemplo, será paga em três etapas, obedecendo ao modelo adotado por Mauro Mendes, por faixa de valor, conforme adotado na folha do mês de janeiro. A expectativa é de que o pagamento siga nestes moldes até, pelo menos, o mês de julho.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet