Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

NÃO RESISTIU

Idosa morre de pneumonia na Policlínica do Verdão; Secretaria esclarece falta de equipamentos

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Idosa morre de pneumonia na Policlínica do Verdão; Secretaria esclarece falta de equipamentos
Uma idosa morreu na noite de domingo (17) em decorrência de Pneumonia na Policlínica do bairro Verdão, em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paciente deu entrada com um quadro grave, não resistiu e foi a óbito. No mesmo dia, os dois aparelhos respiradores que a unidade possui estavam com defeito, porém ela foi assistida e teve o procedimento realizado de forma manual.


Leia mais:
Idosa de 92 anos é espancada, estuprada e morre após ser levada para hospital; suspeito é preso

Por meio de nota, a secretaria esclareceu que em momento algum a paciente ficou desassistida, e mesmo com todos os esforços dos médicos, ela não resistiu. A Policlínica do Verdão possui dois aparelhos respiradores. Na tarde de sábado (16), uma pessoa que estava alcoolizada derrubou uma bala de oxigênio em cima de um dos aparelhos, que apresentou um defeito. O outro respirador foi testado e estava funcionando normalmente.
 
No entanto, no domingo o segundo aparelho apresentou defeito. A coordenação entrou em contato com a empresa terceirizada para ir resolver o problema urgentemente. Desta vez, o coordenador foi atendido e os técnicos foram fazer a manutenção dos aparelhos.
 
A paciente, que se encontrava no box de emergência e necessitava do respirador, teve o procedimento realizado de forma manual enquanto aguardava a ambulância para realizar sua transferência para outra unidade de saúde, que já havia sido providenciada.
 
A SMS afirmou que a respiração de forma manual é uma ação que os técnicos de enfermagem são treinados para realizar em caso de necessidade. Neste meio tempo, um dos aparelhos foi consertado e a paciente foi colocada no respirador mecânico.

O médico da Policlínica do Verdão que estava atendendo a paciente, em uma decisão conjunta com os médicos da ambulância avançada, resolveu não transferir a paciente, uma vez que ela já estava com o respirador mecânico e o tratamento que receberia na outra unidade seria o mesmo que ela estava recebendo no momento.

Veja a nota na íntegra: 

Em relação ao óbito ocorrido na Policlínica do Verdão na noite deste domingo (17), a Secretaria Municipal de Saúde informa:

- A paciente chegou em estado grave na unidade e recebeu todo o tratamento necessário. Em momento algum a paciente ficou desassistida, mas, infelizmente devido ao agravamento de seu estado de saúde, mesmo com todos os esforços dos médicos para salvá-la, ela veio a óbito.

- A Policlínica do Verdão possui 2 aparelhos respiradores. Na tarde de sábado (16), uma pessoa que estava alcoolizada derrubou uma bala de oxigênio em cima de um dos aparelhos, que apresentou um defeito. O outro respirador foi testado e estava funcionando normalmente;

- Assim que soube do defeito do respirador, o coordenador da Policlínica entrou em contato com a empresa terceirizada responsável pela manutenção destes aparelhos para realizar o conserto.

- Neste domingo o outro aparelho apresentou defeito. Novamente a coordenação entrou em contato com a terceirizada para ir resolver o problema urgentemente. Desta vez o coordenador foi atendido e os técnicos foram fazer a manutenção dos aparelhos;

- A paciente que se encontrava no box de emergência e necessitava do respirador teve o procedimento realizado de forma manual enquanto aguardava a ambulância para realizar sua transferência para outra unidade de saúde, que já havia sido providenciada. A respiração de forma manual é uma ação que os técnicos de enfermagem são treinados para realizar em caso de necessidade;

- Neste meio tempo um dos aparelhos foi consertado e a paciente foi colocada no respirador mecânico. O outro aparelho precisou ser levado para ser consertado na própria empresa;

- O médico da Policlínica do Verdão que estava atendendo a paciente, em uma decisão conjunta com os médicos da ambulância avançada resolveu não transferir a paciente, uma vez que ela já estava com o respirador mecânico e o tratamento que receberia na outra unidade seria o mesmo que ela estava recebendo no momento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet