Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

NA AL

Sem atendimento desde o dia 11, situação da Santa Casa será debatida em audiência pública

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Sem atendimento desde o dia 11, situação da Santa Casa será debatida em audiência pública
Na próxima segunda-feira (25), a partir das 8h30,  será realizada  audiência pública para debater a situação da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que suspendeu o atendimento à população. Autor da proposta, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) pretende reunir todos os envolvidos na questão para encontrar soluções para a instituição voltar a atender os pacientes.  Por dívidas com fornecedores e funcionários, os atendimentos deixaram de ser realizados desde o último dia 11 de março. 


Leia Mais:
Sem atendimento, crianças com câncer padecem e pais se desesperam nos corredores da Santa Casa

“É triste ver a Santa Casa fechada. O Sistema Único de Saúde (SUS) precisa desse hospital funcionando. Estamos aqui para lutar pelo direito que a população tem de ser atendida. Para isso, é preciso que os funcionários recebam seus salários em dia e o hospital tenha condições de funcionar”, afirmou Lúdio.

Na última sexta-feira (22), Lúdio Cabral visitou a Santa Casa e se reuniu com funcionários, voluntários e a direção da instituição. Ele ouviu as demandas dos trabalhadores do hospital, que passa por graves dificuldades financeiras, com dívidas, salários atrasados e uma série de greves. 

“Os trabalhadores estão há seis meses sem salários. Hoje presenciamos a distribuição de cestas básicas aos trabalhadores, que precisam se manter. Além de reabrir as portas, a Santa Casa precisa voltar a funcionar com estabilidade. Queremos debater na audiência pública o formato para a Santa Casa voltar a funcionar”, afirmou o deputado. 

A audiência pública tem como objetivo encontrar soluções para reabrir a instituição, que está com as portas fechadas às vésperas do aniversário de 300 anos de Cuiabá, que será no dia 8 de abril. 

Acordo

Também na sexta-feira, o governador do Estado Mauro Mendes (DEM) se reuniu com a bancada federal, no Palácio Paiaguás. Eles mantiveram acordo para que R$ 169 milhões provenientes de emendas coletivas sejam direcionados integralmente para a conta do Governo do Estado, sob a promessa de que sejam aplicados na Saúde. 

Já a solução para a questão da Santa Casa é mais delicada, pois passa pela decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sobre intervir ou não na unidade, nas tratativas com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e no diálogo espinhoso que vem sendo travado entre Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet