Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Representação

Denúncia aponta que Celeiro falsifica ‘carnes nobres’ e superfatura preço; empresa nega

Foto: Reprodução

Denúncia aponta que Celeiro falsifica ‘carnes nobres’ e superfatura preço; empresa nega
Denúncia encaminhada para a Vigilância Sanitária de Cuiabá acusa o ‘Grupo Celeiro’ de comercializar carnes sem procedência como se fossem certificadas da raça bovina "angus", mesmo elas – supostamente – não sendo. Além disto, a pessoa – que preferiu não se identificar – pontua que a empresa não possui frigorífico em Rondonópolis, apenas escritórios do setor comercial. A empresa negou as acusações e afirmou que elas são denúncias infundadas.


Leia mais:
Mato Grosso assume liderança com exportação de mais de 23 toneladas de carne bovina
 
“Muito embora a campanha de marketing atinja os fins desejados, ou seja, o produto oferecido passou a ser cobiçado pelo consumidor que acredita estar adquirindo um produto superior, na prática não passa disso: um produto que não se difere em nada dos demais e que apenas foi anunciado de forma a levar a falsa sensação de ser superior aos demais”, diz trecho da denúncia.
 
O documento aponta que o grupo não possui frigorífico na cidade de Rondonópolis e que, no site, há apenas indicação do escritório da empresa e de seu setor comercial. Sendo assim, a Celeiro estaria, supostamente, comprando de produtores rurais da região, muitos sem qualquer tipo de certificação de raça, tratando o corte e embalando-o como o sendo proveniente de raças que na verdade não se sabe a origem.
 
“O consumidor adquire um belo corte de "picanha" angus, paga mais caro por isso, mas na verdade pode estar comendo picanha de nelore, que custa bem menos, porque a suposta certificação constante da embalagem da Celeiro Carnes Especiais é falsa”, aponta outro trecho da denúncia.
 
O denunciante ainda aponta que os órgãos de controle têm o pleno conhecimento da forma irregular que a empresa estaria operando e que a fiscalização não estaria acontecendo pelo fato de o proprietário da Celeiro, Marco Túlio, também ser presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), tendo patrocinado inúmeras ações no governo passado, principalmente ligadas ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
 
“Rotular embalagens de carne sem a devida adesão aos protocolos de raça mencionados, implica em fraude e falsificação de produto, prestação de informação falsa ao consumidor, enriquecimento ilícito da empresa que cobra alto valor por um produto que não tem certificação alguma da raça indicada na embalagem”, pontua o denunciante em outro trecho do documento.
 
Por fim, a denúncia pede: a imediata retirada dos produtos de todos os estabelecimentos onde é feita a sua comercialização; a interdição das unidades da empresa localizadas nas cidades de Cuiabá/MT e Rondonópolis/MT e a proibição da venda de produtos da marca até a regularização das certificações exigidas para a comercialização dos produtos.
 
Outro lado
 
Em nota, a empresa afirma que atua há mais de 20 anos no mercado e que ainda não teve acesso à íntegra da denúncia. Além disto, pontua também as conquistas que teve no mercado nacional. “A Celeiro é uma das poucas empresas do país a ter o Selo “Produzindo Certo”, certificado pela Aliança da Terra”, diz trecho da nota.
 
Por fim, a empresa ainda “rechaça as acusações infundadas e sem fundamentações jurídicas, reafirmando o compromisso com a qualidade de seus produtos que já romperam as fronteiras de Mato Grosso e estão nos melhores e mais exigentes fornecedores do país”.
 
Confira a nota na íntegra:
 
A fim de assegurar a transparência e tranquilizar seus clientes, a Celeiro Carnes Especiais, empresa do Grupo Celeiro que atua há mais de 20 anos na pecuária mato-grossense, informa que ainda não teve acesso integral à reclamação anônima feita aos órgãos fiscalizadores. Todavia, assim que o acesso aos autos for permitido, será apresentada a defesa para restabelecimento da verdade.
 
O Grupo Celeiro tem orgulho de ser mato-grossense e ter conquistado, pela qualidade da carne produzida no Estado, o título de 2ª melhor marca de carne do Brasil, oferecido pela revista Dinheiro Rural, uma das maiores e mais respeitadas publicações especializadas e que possui um rigoroso critério de avaliação feito por especialistas em carnes do país.
 
Além disso, a empresa sempre teve a preocupação com a procedência do animal, por questões de segurança e manutenção da qualidade, prestando informações permanentemente aos órgãos fiscalizadores estaduais e nacionais, e investido em rastreabilidade para monitorar o animal desde o seu nascimento até a gôndola. Por esta iniciativa, a Celeiro é uma das poucas empresas do país a ter o Selo “Produzindo Certo”, certificado pela Aliança da Terra.
 
Por fim, a Celeiro rechaça as acusações infundadas e sem fundamentações jurídicas, reafirmando o compromisso com a qualidade de seus produtos que já romperam as fronteiras de Mato Grosso e estão nos melhores e mais exigentes fornecedores do país.

 
GRUPO CELEIRO
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet