Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

HOSPITAL FECHADO

Emanuel reforça pedido de ajuda para salvar Santa Casa: "não quero saber quem é o pai"

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuel reforça pedido de ajuda para salvar Santa Casa:
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e o governador Mauro Mendes (DEM) finalmente vão se reunir para tratar da crise da Santa Casa de Misericórdia, fechada há dois meses por problemas financeiros. No encontro, Mendes deve apresentar um plano de recuperação do hospital, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde. A reunião ocorrerá depois de um “festival” de trocas de farpas entre os dois e com um apelo do emedebista, para que o governador deixe qualquer questão política de lado e se una a ele para retomar as atividades do filantrópico.


Leia mais:
Deputado diz que Emanuel 'abre mão' e pode repassar verba da Santa Casa para o Estado gerir

“Se o pai da criança vai ser o prefeito, o governador, não estou preocupado, eu quero ajudar a resolver. O governador já sabe disso, o ministro [Mandetta] sabe disso. Uma coisa é certa: município e Estado têm que estar juntos. Sozinho nenhum consegue. Agora o governador resolveu entrar na parada, até nos convidou para uma reunião hoje, onde estou levando os vereadores comigo, e vamos ver qual a novidade que o governador tem para nós, mas estamos bastante esperançosos. Mas, principalmente, Prefeitura e Estado têm que estar de mãos dadas independente de política. Esquece política, vamos pensar no povo, na Santa Casa, nos serviços que ela presta pra população carente e nos trabalhadores que estão há 7 meses sem receber”, disse o prefeito, à reportagem do Olhar Direto.

Atualmente, conforme preconiza a legislação que rege o Sistema Único de Saúde, a Prefeitura de Cuiabá é quem detém a gestão plena dos serviços de saúde da Capital, o que inclui os atendimentos prestados pela Santa Casa e demais entidades filantrópicas.

As divergências entre Emanuel e Mauro Mendes começaram quando o governador passou a destacar, em entrevistas, que não teria responsabilidade sobre o fechamento do hospital, ocorrido em 11 de março. O prefeito de Cuiabá, por sua vez, frisa o volume de pacientes do interior do Estado que recebem atendimento na Capital, cerca de 70% segundo ele.

Na semana passada, citando “inércia” por parte da Prefeitura, o Governo do Estado anunciou, então, a elaboração de uma proposta para a reabertura da unidade, mas não mencionou se irá tomar para si as atribuições que hoje cabem ao Executivo Municipal.

“A gestão da Santa Casa ela não é publica, a gestão é privada. O que cabe à Prefeitura é passar o teto MAC [Financeiro de Média e Alta Complexidade] para que eles prestem serviços e atendam a população cuiabana. Eu não estou preocupado em quem vai ser o pai da criança, eu to preocupado em resolver o problema da Santa Casa de Misericórdia, porque ela precisa voltar a atender e os trabalhadores precisam receber, porque a situação é desesperadora, cerca de 7 meses de salários atrasados. É isso que me angustia”, reforçou Emanuel Pinheiro, na manhã desta quinta-feira (02).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet