Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Parque das Águas

Família de capivaras é flagrada atravessando faixa de pedestres em Cuiabá; vídeo

Foto: Reprodução

Família de capivaras é flagrada atravessando faixa de pedestres em Cuiabá; vídeo
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma família de capivaras atravessando a avenida André Maggi, em Cuiabá, em frente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na faixa de pedestres. A cena foi registrada na semana passada.


Leia mais:
Vídeo flagra jacaré atravessando via em frente ao Parque das Águas
Cachorro é morto por jacaré no Parque das Águas após buscar graveto jogado por dono

Quem flagrou o momento foi a médica veterinária especializada em animais silvestres, Danny Moraes. A travessia ocorreu em horário de pico, na movimentada avenida.


 
Na publicação que fez no Instagram, a veterinária compara a cena à capa do álbum “Abbey Road”, dos Beatles. Ela chegou a chamar os animais de Beatles cuiabanos, em tom de brincadeira.

Foto: Reprodução
 
O local é próximo de onde, no ano passado, o jacaré (batizado de Celso) também atravessou uma faixa de pedestres.

 
A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo, um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.
 
A capivara se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. A espécie possui hábitos semi-aquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.
 
A capivara pasta à procura de alimento. Ela é tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem. Com hábitos diurnos e noturnos, a capivara vive em grupos, normalmente com cerca de 20 indivíduos.
 
Em algumas regiões, e até nas cidades pela falta de predadores, muitos grupos se tornam maiores e as populações ficam fora de controle. Por outro lado, entre as décadas de 60 e 70, as capivaras foram muito caçadas especialmente na região do Pantanal, quando eram comercializados a pele e o óleo do animal para uso medicinal. (Com informações do G1)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!