Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

da nossa terra

Mato-grossense David Moura participa de campeonato mundial de Tóquio e busca vaga nas Olimpíadas

Foto: Divulgação

David e o pai, Fanelon

David e o pai, Fanelon

O judoca mato-grossense David Moura participa, nesta semana, do Campeonato Mundial de Judô, que acontece em Tóquio, no Japão. A competição acontece na lendária arena Nippon Budokan onde, há 41 anos, o pai de David, Fenelon Oscar, representou o Brasil na Copa Jigoro Kano, e enfrentou o japonês Yamashda.


Leia também:
​Campeonato internacional de Jiu-Jitsu acontece no domingo em Cuiabá
 
"Será muito emocionante retornar ao mesmo lugar onde lutei pelo Brasil há 41 anos, ainda mais por dessa vez estar ali torcendo pelo meu filho", comentou Fenelon, que está em Tóquio com a esposa e os dois filhos para acompanhar David.
 
Com 32 anos, David está na seleção brasileira há mais de 10, é campeão dos jogos pan-americanos de Toronto, vice-campeão mundial e coleciona diversos títulos internacionais. É atleta e embaixador do Instituto Reação, patrocinado pela Unimed Cuiabá, BV financeira e Oncomed Mato Grosso.
 
O Campeonato Mundial de Judô terá a participação de 18 atletas brasileiros. As competições individuais tiveram início no domingo (25) e vão até sábado (31) pelo horário do Japão. O torneio por equipes será no próximo domingo, dia 1º de setembro. 
 
O torneio é considerado um ‘evento teste’ para os jogos Olímpicos de 2020, que também acontecem em Tóquio. Ao todo, são 800 judocas de 149 países em busca do título mais importante do ano, e de 2000 mil pontos na classificação olímpica. É a competição que mais vale na corrida para os Jogos.
 
"O Campeonato Mundial é o último principal evento do ciclo e é onde poderemos, antecipadamente, vivenciar o ambiente olímpico. Essa experiência vai trazer confiança e motivação para os atletas chegarem aos Jogos Olímpicos daqui a um ano", afirma Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ, que acompanhou o sorteio das chaves ao lado do assistente da gestão de Alto Rendimento, Bernardo Seabra, e da técnica da seleção masculina, Yuko Fujii. 
 
David está em concentração desde o dia 14 de agosto, em Hamamatsu, onde aproveitou para fazer ajustes na reta final de sua preparação. Somente nesta quinta-feira (29) eçe irá para Tóquio.
 
"Me preparei muito para competir este mundial e estou feliz por estar aqui. Será muito especial competir no mesmo lugar em que meu pai lutou há 41 anos e também onde será as olimpíadas no ano que vem. Espero trazer bons resultados e, se Deus quiser, uma medalha de ouro para o Brasil”, afirma o mato-grossense.
 
David subirá nos tatames na madrugada de sexta para sábado, na categoria individual, e na madrugada de sábado para domingo na categoria por equipes. A transmissão das preliminares será feita ao vivo a partir das 23h de sábado (31) pelo www.ippon.tv, e as finais a partir das 7h de domingo (1), pela SporTv3.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet