Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

24 UNIDADES

Fiscalização do Coren aponta medicamentos vencidos e falta de funcionários

Foto: Reprodução/Assessoria

Fiscalização do Coren aponta medicamentos vencidos e falta de funcionários
Uma fiscalização que está sendo feita pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) apontou a presença de medicamentos vencidos, falta de funcionários, sobrecarga de trabalho e péssimas condições de repouso no município de Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). A fiscalização em 24 unidades de saúde privadas e públicas continua até a próxima sexta-feira (13).


Leia mais:
Gestão Taques deixou de repassar R$ 17 milhões para Santa Casa de Rondonópolis

No Hospital e Pronto Socorro Municipal Dr. Milton Pessoa Morbeck, há deficiência de profissionais de enfermagem em diversos setores, entre eles as clínicas de pediatria e ortopédica, a Central de Material Esterilizado, aos finais de semana, o centro cirúrgico.

Foi constatado também exercício irregular e ilegal da enfermagem, além de ausência e inadequação nos registros e rotinas e problemas de infra-estrutura em diversos setores. A sala de repouso da enfermagem, que apresenta sinais de mofo e infiltrações. Foram encontrados produtos vencidos, entre medicamentos como a furosemida, diurético utilizado no tratamento da hipertensão arterial, e insumos como o tubo endotraqueal, destinado a entubações da via respiratória.

Havia também remédios sem identificação da data de abertura do lacre, manuseados de maneira incorreta e armazenados junto a alimentos, além de insumos descartados em condições que contrariam as normativas sanitárias vigentes.

No Hospital e Maternidade MEDBarra, falta enfermeiros durante a noite e finais de semana, além de que no período vespertino também não há estes profissionais no centro cirúrgico. No Hospital Cristo Redentor não há enfermeiros em tempo integral, enquanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio II, foram detectados profissionais em exercício irregular da enfermagem e inexistência de protocolos operacionais, entre outros problemas.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Marcelo Paes Lemes, com 16 leitos de observação e quatro de urgência e emergência, a equipe identificou o tratamento inadequado a um paciente grave, que estava no local há mais de 12 horas e na UBS Santo Antônio III, foram identificados problemas nas escalas de serviço e registros de prontuários.

No Estado, há mais de 1,8 mil instituições de saúde e cerca de 28,5 mil profissionais de enfermagem. Entre os meses de janeiro e março deste ano, o Coren-MT fiscalizou 87 unidades de saúde em 16 municípios. Entre abril e junho, foram 90 unidades em 26 municípios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet