Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Intervenção dura um mês

Direção altera datas e retoma visitas a detentos na Penitenciária Central do Estado

Foto: Sispen

Direção altera datas e retoma visitas a detentos na Penitenciária Central do Estado
As visitas de familiares dos presos serão retomadas nesta sexta-feira (13) na Penitenciária Central do Estado (PCE). Os raios 1 e 3 serão os primeiros beneficiados, após a intervenção realizada na unidade prisional, que há exatos 30 dias passa por reformas e uma ‘limpa’. A direção optou por alterar os dias e, por conta disto, não serão mais autorizadas visitas nas quartas-feiras.


Leia mais:
Imagens exclusivas mostram revista em celas da PCE durante intervenção; veja
 
No sábado (14) receberão visitas os presos da ala evangélica e do raio 5 e no domingo (15) os custodiados nos raios 2 e 4.
 
A partir da retomada das visitas nesta semana, não haverá mais a visitação nas quartas-feiras. Durante a semana, a visita será às sextas-feiras. A direção da unidade informa que a cada mês haverá rotatividade nos dias de visitas nos raios 1, 2, 3 e 4 garantindo que todos os familiares possam ver os presos aos domingos.
 
A cada dia de visita, cerca de 600 visitantes ingressam na penitenciária. Os presos podem receber até dois visitantes por vez, que devem estar devidamente cadastrados, além de crianças, que também devem ser cadastradas conforme documentação exigida no Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.
 
Operação de limpeza
 
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) iniciou no dia 13 de agosto uma operação intensiva de revista geral e reorganização na Penitenciária Central do Estado, a maior unidade prisional do estado, para faxina, higienização, retirada de materiais em excesso e, posteriormente, a reforma da carceragem da unidade.
 
A operação foi realizada em todos os raios da unidade prisional, com a verificação das condições estruturais da carceragem e a retirada de produtos em desconformidade com o que está definido no Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário e na Lei de Execuções Penais. Foram retirados materiais como ventiladores, comida, roupas de cama, embalagens, eletrodomésticos e também as ligações internas de energia.
 
Foram instalados ventiladores nos corredores dos raios e realizada reformas nas celas, com construção de mais leitos na carceragem.
 
“Todos estão fazendo o máximo para termos resultados bem satisfatórios, organizar a maior unidade prisional do Estado e ter um mínimo de convivência salubre, tanto para servidores, quanto para os reeducandos”, frisou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, acrescentando a necessidade da suspensão temporária das visitas diante da demanda de serviços e do número de reeducandos.
 
“É uma ação com a colaboração direta e indireta de todas as instituições que trabalham com o Sistema Penitenciário. O resultado positivo será mérito de todos, Governo e sociedade”.
 
A operação tem acompanhamento de órgãos de controle como a Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Estadual dos Diretos da Pessoa Humana e GMF.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet