Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

Situação precária

Com risco de caixa d’água cair sobre sala de aula, diretora cobra reforma emergencial em escola estadual

Foto: Divulgação

Com risco de caixa d’água cair sobre sala de aula, diretora cobra reforma emergencial em escola estadual
A Escola Estadual José Mendes Martins, no Bairro Maringa II, em Várzea Grande, tem apresentados diversos problemas estruturais na fiação elétrica, esgoto, climatização das salas de aula e na segurança do local. Cerca de 800 alunos estudam atualmente na unidade e um dos problemas mais graves é com relação à caixa d’água, que corre risco de cair sobre as salas de aula. “A caixa d’água já foi condenada pelo Conselho de Educação e Vigilância. Se cair cairá sobre sala de aula”, afirma a diretora da unidade, Rosaura Zozima.


A Secretaria de Estado e Educação (Seduc), afirma que uma verba emergencial para a unidade já está em fase de aprovação.
 
Leia também
​Reportagem do Fantástico denuncia situação precária em ‘escolas de lata’ em MT 
 
Rosaura disse ao Olhar Direto que a situação é preocupante e que já entrou em contato com a Seduc diversas vezes para tentar solucionar o problema. “Todo o procedimento burocrático que depende da escola já foi feito. Nós já encaminhamos documentações protocoladas na própria Seduc, tanto para a merenda quanto para a cozinha. A questão do telhado, do ar condicionado, porta, tudo. Você vê que o prédio tem mais de 30 anos e nunca passou por uma reforma. Nós estamos a penumbra necessitando de reforma, necessitando de manutenção. A nossa situação é crítica diante dessa escola”, afirma.

Em nota a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), informou que a escola solicitou uma verba emergencial no valor de R$ 56.521,00 para os reparos emergenciais na caixa d’água e que a solicitação está em fase de aprovação.
Ainda de acordo com a Secretaria, a escola recebeu, este ano, três parcelas do repasse do Projeto Político Pedagógico (PPP), para o custeio de despesas relacionadas à aquisição de materiais de consumo e contratação de serviços como manutenção de hidráulica, elétrica e jardinagem.

Veja a nota na íntegra;

A respeito da Escola Estadual José Mendes Martins, localizada no Jardim Maringá II, em Várzea Grande, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que:
 
A escola solicitou verba emergencial no valor R$ 56.521,00 para reparos na caixa d'água e sistema hidráulico. A solicitação está em fase de aprovação.
 
Além dessa verba, a escola recebeu, este ano, três parcelas do repasse do Projeto Político Pedagógico (PPP). O recurso, depositado na conta do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), é destinado para custeio e capital.
 
O recurso de custeio é destinado para cobrir despesas relacionadas à aquisição de materiais de consumo, como de expediente, de limpeza e de construção, e contratação de serviços, como manutenção de hidráulica, elétrica e jardinagem. Já o recurso para capital deve ser empregado na aquisição de materiais permanentes, como eletrodomésticos, computadores, geladeiras e mobiliários.
 
Nesta terceira parcela desse ano também estão inclusos recursos da verba para de internet e manutenção de infraestrutura física, com isso, as unidades escolares podem fazer pequenos reparos de imediato.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet