Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

eleições 2020

“Não defendemos a liberdade de Lula porque nos ajuda, mas porque é uma causa justa”, diz Manuela em Cuiabá

Foto: Junior Silgueiro

Manuela D'Ávila em Cuiabá

Manuela D'Ávila em Cuiabá

“O Lula só ajuda, né?”. Esta foi a resposta da ex-deputada Manula D’Ávila, que esteve em Cuiabá no último dia 31 de outubro, quando questionada sobre a possível soltura do ex-presidente. “Além disso, a liberdade dele é uma causa justa”, completou. “Na minha interpretação, a liberdade dele ajuda, mas a gente não a defende porque ajuda, a gente a defende porque é uma causa justa, e é a causa certa para se defender no Brasil”.


Leia também:
‘Ele estar no meio de nós nos fortalecerá’, diz Rosa Neide sobre possível soltura de Lula

A liberdade de Lula é uma pauta da esquerda desde que o ex-presidente foi preso em Curitiba, no dia 7 de abril de 2018, após mandato expedido pelo juiz Sergio Moro. A pena seria de 12 anos e um mês, por corrupção e lavagem de dinheiro. Na noite da última quinta-feira (7), no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela constitucionalidade do dispositivo legal que determina que a pena de prisão só deve ser aplicada após o caso transitar em julgado, ou seja, até que se esgotem os recursos possíveis ao réu. Isso significa que a pena não passa a ser aplicada automaticamente após condenação em segunda instância, o que beneficia diretamente o ex-presidente Lula, que ainda não teve os possíveis recursos esgotados.  

Segundo Manuela, que esteve em Cuiabá para participar do Festival de Cinema Tudo Sobre Mulheres, apesar de reconhecer sua força – e a ajuda que pode dar à esquerda nas eleições municipais de 2020 – não é a ajuda de Lula que faz com que ela lute por sua liberdade.

“Se ele ajudasse ou não eu iria lutar por isso, porque eu, pelo menos, lembro sempre daquela frase que a Olga deixou na carta para a filha dela: ‘Que a gente lute pelo belo, pelo bom, pelo justo’. Sempre. A vida toda”, afirmou.

A Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ), que também esteve no debate, concordou, mas lembrou da importância da figura do ex-presidente. “Sua presença é uma presença que não só ajudará o partido dele, o PT, mas vai ajudar toda a esquerda e todos os democratas que querem e que sabem que é importante retomar, junto com o povo, uma trajetória que já estávamos praticando”, disse. “Hoje nós o temos como grande liderança, que pode não só ajudar, mas como deve ter esse compromisso em fazer com que a eleição de 2020 seja uma eleição que possa trazer de novo, depois destes desastres todos que nós estamos acompanhando, a esperança para o povo brasileiro”.

Lula livre

Logo após a decisão do STF, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, que defendem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmaram que pediriam já nesta sexta-feira (8) a soltura imediata do ex-presidente.

Em novembro 2016, o STF havia julgado que os réus com condenação em segunda instância poderiam ser presos mesmo que ainda tenham recursos pendentes. Na ocasião, a votação foi feita no plenário virtual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet