Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

icms

Governo de MT perde batalha para Americanas, Submarino e Shoptime

A desembargadora Maria Helena Póvoas, em liminar publicada há pouco, suspendeu o decreto do governador Blairo Maggi 2033/2009, cujos dispositivos introduziam a regulamentação do ICMS para controle e fiscalização das operações e aquisições à distância, convencionada como venda online.


Em síntese, o ato governamental impunha entraves e permitia apreensões à venda de produtos via internet, um dos mais poderosos instrumentos de comercialização de produtos do mundo.

Em sua decisão, a magistrada sustenta que a autoridade coatora por meio de decreto não pode obrigar pessoa juridica e fisica que não seja contribuinente ao recolhimento de de 9% e 18% ,a ponto de instituir a figura do novo sujeito passivo(contribuinte) sem que haja previsão legal, sob pena de existir flagrante, afronta ao princípio da legalidade e hierarquia das leis. Argumentos esses, defendios pelos advogados.

No recurso, a banca Oliveira, Coutinho, Polisel e Mendonça Advogados Associados S/C sustenta que o ato governamental "é ilegal e inconstitucional porque fere o Código Tributário e as Consituições Estadual e Federal".

Fontes informaram ao Olhar Direto que o fisco estadual vinha fazendo apreensões de mercadorias de forma abusiva e diante da possibiidade de novas apreensões, as empresas entenderam que o melhor caminha era insistir na pendenga judicial.

Leia também:

Silval, Novacki e Sefaz recebem o mandado de intimação sobre ICMS

Justiça concede liminar contra o governo sobre comércio eletrônico
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet