Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

ASEF entrega 80 certificados de cursos profissionalizantes em Várzea Grande

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande através da Secretaria de Promoção e Assistência Social por meio do ASEF-Ações Sócio Educativas de Apoio a Família fez a entrega nesta tarde de sexta-feira (28.08) de 80 certificados de capacitação profissional aos cursos de Manicure, Cabeleireiro e Depilação.


Os cursos foram ministrados no período de três meses duas vezes por semana com uma carga horária 80h/aulas na EMEB Escola Municipal Emanuel João de Arruda no bairro Santa Maria e na Casa Lar.

Gleice da Silva, 27, moradora do bairro Santa Maria II, conta que já tinha a prática de fazer unhas e decidiu se inscrever no curso para se aprofundar mais. “Além de o curso ser totalmente gratuito e próximo da minha casa, aprendi diversas técnicas que ainda não sabia. Hoje me considero uma profissional qualificada”, conta.

Eliene Janine de Amorim, 24, é um destaque da turma, além da força de vontade, a estudante se deslocava do Distrito de Pai André duas vezes por semana para participar das aulas. “Adorei esta oportunidade da Prefeitura de Várzea Grande, nós que não temos condições financeiras de pagar um curso profissionalizante, damos graças a Deus em poder realizar nosso sonho. Sou uma profissional autônoma, mas futuramente irei abrir meu próprio negócio”, comenta.

Conforme o secretário de Promoção e Assistência Social Wilton Coelho, hoje o município de Várzea Grande já está na casa de 20 cursos voltados a profissionalização das mulheres, através dos programas sociais. “Mulheres batalhadoras que se fazem presentes é um motivo de satisfação com certeza entregar esse certificado que servirá na melhoria e qualidade de vida de todas, através do aumento da renda familiar. Mais que isso, é recuperar a autoestima dessas pessoas”, enfatiza.

“Melhorar uma cidade, se faz através de obras, mas ter a rua da sua casa asfaltada, acredito seja menos importante que ter um início profissional edificado. Trabalhamos, sim, para construir uma cidade, mas não podemos nunca esquecer do cidadão, isso nós temos feito”, acrescenta o prefeito em exercício Sebastião dos Reis Gonçalves.

ASEF é um programa do governo federal cuja finalidade é atender famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos de qualificação profissional básica e palestras educativas. É um trabalho conjunto da secretaria com as ONGs.

Hoje, no município de Várzea Grande existem 24 pólos de atendimento a famílias que necessitam de auxílio, oferecendo diversos cursos, entre eles, bordados em chinelo, pintura em tecido, crochê, salgado, corte e costura, manicure, cabeleireiro entre outros
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet