Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

gripe suína

Após a primeira morte, Rondonópolis faz plano para evitar novas vítimas

Foto: André Moraes

Após a primeira morte, Rondonópolis faz   plano para evitar novas vítimas
Nesta segunda-feira( 31), às 19h30, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis realiza um curso de capacitação para os médicos da rede municipal e estadual. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, comandado por Alencar Líbano de Paula, convidou o infectologista Juliano Bevilacqua para orientar os profissionais do setor. Na sexta-feira(28), a secretaria realizou uma reunião com a com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, instituições educacionais, vereadores da cidade, servidores de outras secretarias e as equipes das diversas unidades de saúde do município.


O objetivo foi orientar funcionários do setor, representantes de instituições e a comunidade em geral sobre como agir nos casos de suspeita da gripe suína e prevenção da doença, após a confirmação da primeira morte causada pela Influenza A de uma moradora de Rondonópolis. Sirlete Silva Souza Amaral, de 32 anos, morreu no  sábado (22) em Toledo (PR) enquanto viajava com o marido, que é caminhoneiro, após ter sido atendida no Pronto Atendimento Municipal em Rondonópolis e liberada por não apresentar nenhum sintoma grave, conforme o médico que fez o atendimento.

Segundo a enfermeira Janete Oliveira Teixeira, da Vigilância Epidemiológica, que apresentou o fluxograma de atendimento do município, as principais orientações são para que os pacientes com sintomas de gripe sejam encaminhados à unidade de saúde mais próxima e os casos sem gravidade permaneçam isolados e monitorados em casa. Ela também fez um alerta com relação aos hábitos de higiene, principalmente das mãos, classificadas como maior transmissor de doenças.

A enfermeira também chamou a atenção para a conduta a ser adotada quando a pessoa vai tossir e espirrar em público. A sugestão é que se use lenço de papel ou a manga da camisa para evitar a proliferação do vírus. A comunidade em geral deve adotar também medidas para arejar bem os ambientes e evitar aglomerações. “A sociedade tem que abraçar essa causa” alerta Janete Teixeira.

A diretora do Hospital Municipal, Cátia Justo, falou dos procedimentos adotados para garantir atendimento eficiente aos pacientes com sintomas da gripe. O plano de contingenciamento do município inclui ações nas portas de entrada da cidade, como o Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco e o Terminal Rodoviário Alberto Luz.

A diretora acadêmica da Unic Rondonópolis, professora Ana Paula Lopes Lucena, anunciou, durante a reunião, as ações de prevenção da doença dentro da instituição com quatro mil alunos matriculados. A orientação é que os acadêmicos com sintomas da gripe fiquem de repouso em casa.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet