Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Praça Cururu Siriri terá estrutura definitiva

“Este é o mais emocionante Festival Cururu Siriri de todos os tempos, e a cultura toca o coração”, declarou emocionado o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, na noite desse domingo (30-08), acrescentando que a cultura é rica e profunda. “Esta 8ª edição do Festival bateu recorde de público, mais de 60 mil pessoas circularam por aqui nesses três dias de festa da arte popular”, afirmou Santos, acrescentando que, até 2014, será implantada em Cuiabá uma grande arena definitiva no bairro Porto, que hoje abriga o Festival.


Esse projeto recebeu total apoio do Governo do Estado, por meio do governador em exercício, Silval Barbosa. “O festival, a cada ano, se fortalece mais, é uma verdadeira integração entre as cidades, pois temos aqui grupos de vários municípios”, destacou Silval.

O governador informou que o governo estadual está pronto para ajudar no projeto e na sua execução. “Além de apoiar, vamos buscar recursos na iniciativa privada e também junto ao governo federal”, acrescentou.

O novo espaço terá capacidade para abrigar 30 mil pessoas diariamente e se destinará às mais diversas formas de arte, desde o carnaval, rock, Hip Hop, ao Cururu Siriri, entre outros.

O Festival homenageou também mestres da cultura popular. Em memória de Luiz Marques, fundador da Associação Folclórica de Mato Grosso - AFOMAT, o cururueiro Anizio Araújo recebeu uma viola de cocho e destacou o trabalho de Marques. “Luiz Marques foi um lutador pelo fortalecimento do cururu”, afirmou Araújo.

Os mestres Valeriano Nepomuceno e Sebastiana Pereira Alves foram homenageados, e receberam violas de cocho, entregues pelo governador em exercício, Silval Barbosa, e pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, respectivamente. “São pessoas humildes e que dedicaram suas vidas pela cultura popular”, afirmou o prefeito de Cuiabá.

PARLAMENTARES PRESTIGIARAM
-
 
Diversas autoridades parlamentares prestigiaram esse Festival Cururu Siriri. Ali estiveram os deputados federais Eliene Lima/Thelma de Oliveira, secretário Adjunto da Cultura de Mato Grosso, Oscemário Daltro, secretário da Cultura de Barão de Melgaço, Neto Gonçalves, e os vereadores por Cuiabá Domingos Sávio, Francisco Vuolo e Roosevelt Coelho.

Para o vereador Domingos Sávio, ‘o cururu e o siriri traduzem o patrimônio imaterial de Cuiabá e Mato Grosso, e representa a essência da identidade de um povo’. “Um Festival desse porte fortalece e estimula os grupos folclóricos, atua em sua auto-estima e demonstra o grau de profissionalização que os grupos atingiram. Esses mestres são conhecedores da sabedoria popular e também têm a percepção da cultura como geradora de emprego e renda“, pontuou.

INTERIOR PARTICIPOU 

Festival reuniu 27 grupos vindos de 13 localidades do Estado, que se distribuíram em apresentações entre os dias 28, 29 e 30 de agosto, com entrada franca ao público.O evento abrigou ainda o 4º Festival Gastronômico e a 4ª Feira de Artesanato, coordenados pelo Sebrae-MT. Ao todo, foram 10 empresas participantes: Cone Pizza, Regionalíssimo, Confrade, Rosana Pavão Comidas Típicas, Buffet Norma Rodrigues, Sabor do Amor, Divina Gula, Iamaguchi, Buffet Alecrim e Pedro Pastéis ofereceram seus saborosos quitutes. No cardápio, pratos das cozinhas brasileira, internacional e típica, como arroz maria isabel, farofa de banana, crepe de banana com paçoca de pilão, espetinhos de frutas banhadas em chocolate, doces, risoto de carne de sol.

O Festival Cururu Siriri é um projeto da Prefeitura de Cuiabá, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Federação Matogrossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, com apoio do Banco Real, Governo de Grosso, Sebrae-MT, O Boticário, Abrafin, Espaço Cubo, Casa Brasil, Assembléia Legislativa, TVCA, Unimed e Prounim. Nos próximos dias, a organização do Festival realiza avaliação do evento e já começa a traçar as metas para 2010.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet