Notícias / Política BR

11/11/2009 - 15:04

Congresso definirá piso salarial dos agentes comunitários

De Brasília - Vinícius Tavares - Especial para o Olhar Direto

Deputados e senadores da Comissão Mista de Orçamento aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (11) o relatório da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 391 que cria plano de carreira e estabelece um piso salarial para os agentes comunitários de saúde.

Após a aprovação, centenas de agentes de saúde que lotavam o Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, cantaram o Hino Nacional Brasileiro numa demonstração de apoio à iniciativa dos parlamentares de regulamentar a atividade. "Estamos felizes porque é o sentimento de dever cumprido", desabafou Marlucia Martins, vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde.

A partir de agora os agentes se mobilizam para que a PEC seja incluída em regime de urgência na pauta de votações da Câmara Federal. No entanto, a votação dos projetos relativos ao Pré-Sal são considerados prioritários pelo governo e trancam a pauta de votações na Câmara.

O líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), comprometeu-se a levar à próxima reunião de líderes partidários, na terça-feira, o pedido dos agentes de saúde.

O deputado Valtenir Pereira (PSB-MT) apresentou cinco emendas ao projeto. A principal delas é a que estabelece que o piso do agente de saúde ficará estabelecido, pela Constituição, em dois salários mínimos.

"O meu intuito é garantir uma remuneração fixa aos trabalhadores de todos os estados, pois muitas prefeituras não repassam valores significativos", justifica Pereira. Segundo ele, a União paga R$ 651, o que representa um salário mínimo acrescido de uma quarta parte. A contrapartida do município não é definida em lei. "Muitas prefeituras pegavam os 651 reais da União e só repassavam o salário mínino. Isso vai acabar", conclui.
 
O valor a ser definido será definido no plenário da Casa.

Exibindo de "01" à "10" do total de "68"

por sou acs de Rondonia mas precisamente de jaru, em 13/12/2010 às 18:45
não podemos ficar só disendo 930 reais o piso salarial dos acs, pok na verdade seria de 2 salarios minimos, SERIA ,mas ficou so na historia, pois o Lula não sancionou a lei e nem vai sancionar, agora com a Dilma tudo continua do msmo jeito, somos trabalhadores, vamos nas casas das familias e localizamos os poblema ja no inicio e isso faz muito a diferencia pois uma vez descobrindo os poblema da saude e começados o tratamento no inicio tudo e mais facil, o tratamento e a melhora do paciente. Mas somos DESVALORIZADOS, diante das autoridads governamentais. isso é o FIM....estou muito xateada, mas continu a ajudar minha comunidades é k a população não tem culpa e merece ser bem atendido...
por Alessandra Nunes Garcia - SBV, RS, em 12/12/2010 às 17:18
Acho que vamos esperar por mais quatro anos para novas promessas do novo salário de R$ 930,00, que ja não valerá R$ 930,00. Queria que fossemos mais valorizados. Pois além de trabalhar-mos como orientadores preventivos e estarmos dentro das casas todos os meses com dificuldades de acesso faça chuva ou sol, enfrentamos trilhas, animais, etc...aposto que nem um político faria nosso trabalho por um dia. E pior de tudo é que gosto do que faço , saber que posso ajudar quem precisa e nao deixar na mao.
por Alessandra Nunes Garcia - SBV, RS, em 12/12/2010 às 16:35
Acho que vamos esperar por mais quatro anos para novas promessas do novo salário de R$ 930,00, que ja não valerá R$ 930,00. Queria que fossemos mais valorizados. Pois além de trabalhar-mos como orientadores preventivos e estarmos dentro das casas todos os meses com dificuldades de acesso faça chuva ou sol, enfrentamos trilhas, animais, etc...aposto que nem um político faria nosso trabalho por um dia. E pior de tudo é que gosto do que faço , saber que posso ajudar quem precisa e nao deixar na mao.
por maria lucia s braga, em 16/09/2010 às 20:36
gostaria de saber quando q vai começar vigora o novo salario do agente comunitario de saude de 930,00. e agradecer os autores desta lei sou acs do estado do rio e adoro o q faço.esse incentivo vai valorizar muito a nossa profisao. obrigado> maria lucia
por rosalia, em 13/09/2010 às 19:13
eu acho infelizmente q nosso salario de 930vai ficar so no papel.pena pork gosto muito do k eu faço.aqui em sc nosso salario e de 460reais
por maria avani, em 27/08/2010 às 14:17
acho o trabalho do ACS muito importante atraves deles são alcançados muitos beneficios para as comunidades por eles representadas.para isso eles deveriam ser mais valorizados com profissionais me refiro ao salario.Deveriam receber um salario que lhes fosse mais justo.
por jose augusto ferreira gomes, em 04/08/2010 às 20:30
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por jose augusto ferreira gomes, em 04/08/2010 às 20:28
minha mae é agente de endemias e ela queria saber quando sera realizada realmente a efetivação do piso isso ja era para estar eles terem resolvido!elas merecem pois minha mãe recebe pouco menos de 660 reais!o governo deve reconhecer o trabalho deles! aguardo respostas!
por josépereira da silva 09/07 2010, em 09/07/2010 às 20:07
eu sor agente de endemias do municipio deguamaré tambem esperando este aumeto salaria para todo os agente de saude do brasil ,nós agente de saude do municipio gramaré agradecemo ao secretária municipal de saude adriano pelo apoio logistico a equipe ,e o aumeto salarial para todos os agente do municipioe de 800reais jáesta muito próximo dos 930 reais