Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

outra perda

Luto: ex-governador de MT José Garcia Neto morre aos 87 anos

20 Nov 2009 - 07:34

De Brasília - Marcos Coutinho/Da Redação - Alline Marques

O ex-prefeito de Cuiabá e ex-governador de Mato Grosso, Garcia Neto, faleceu no começo da manhã de hoje vítima de complicações de um acidente vascular celebral, segundo informaram fontes médicas e familiares. O horário da morte foi confirmado às 5h40.


Considerado um dos homens públicos mais ativos de Mato Grosso, Garcia Neto, que era sergipano, foi vice governador do então chefe do executivo mato-grossense, Fernando Correa da Costa, e deputado federal por duas vezes. Garcia governou Mato Grosso entre os anos de 1975 e 1979, quando Mato Grosso foi dividido e criado a unidade federativa de Mato Grosso do Sul.

Uma das últimas entrevistas concedida pelo ex-governador foi em Brasília ao Olhar Direto, em que comentou sobre a possibilidade de Blairo Maggi quebrar o tabu para se eleger senador. Clique aqui e confira a íntegra da matéria.

O velório será no complexo da Capela Jardins e o enterro está marcado para o final da tarde de hoje no Cemitério da Piedade.

História

Indicado em 1974 pelo então presidente Ernesto Geisel, Garcia Neto assumiu o comando do Estado em 1975 e ficou no cargo de governador até 1978. Neste período, o governo Federal sancionou a lei que dividia o estado e criava Mato Grosso do Sul, porém a divisão de fato ocorreu em 1979.

Garcia Neto também já foi prefeito de Cuiabá pela UDN em 1954 quando foi eleito e acumulou o cargo de presidente da Associação dos Municípios da Amazônia Mato-grossense. Em 1960, foi eleito vice-governador de Mato Grosso pela UDN na chapa de Correia da Costa para mandato de cinco anos.

O ex-governador tem uma trajetória política invejável e além de cargos importantes ocupado no estado ele também foi filiado ao Arena e eleito deputado federal por duas vezes, em 1966 e 1970. Logo depois, já ocupou o cargo de governador. Em 1978 foi candidato a senador, mas ficou como primeiro suplente de Benedito Canelas.

Apesar de ter nascido em Sergipe, Garcia Neto fez muito pelo estado de Mato Grosso. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Bahia, chegou no estado como funcionário do Ministério da Fazenda. Também foi professor da Escola Técnica de Cuiabá e sócio de uma construtora, além de ter dirigido o Departamento de Viação e Obras Pública (DVOP).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet