Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

China: empresários de Rondonópolis buscam oportunidades

O grupo de empresários participará no período de 11 a 22 de abril da ‘Missão Empresarial à China 2009’, promovida pelo Centro Internacional de Negócios (CIN)


Criar oportunidades diante de uma crise econômica mundial. A frase reflete bem a atitude de um grupo de empresários do município de Rondonópolis (230 km de Cuiabá), que em busca de novos cenários de negócios, participará da próxima Missão Empresarial à China, promovida pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A missão, que ocorrerá no período de 11 a 22 de abril, terá como foco principal a primeira fase da 105ª Canton Fair, maior feira multisetorial da Ásia e segunda maior do mundo.

“Um terço dos participantes da missão é de Rondonópolis. Essa representatividade revela o perfil dos empresários da cidade, que estão em busca de alternativas de negócios e em franco processo de internacionalização. E esse momento de crise é propício para conhecermos e explorarmos novos mercados”, enfatiza o diretor regional do IEL-MT, Gustavo de Oliveira. O grupo conta com empresários do setor de Agronegócios, Metal Mecânica, Alimentação e Construção, sendo que três deles são presidentes de Sindicatos de Indústrias da região.

Para um dos participantes, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário da Região Sul do Estado (Sinduscon-Sul/MT), Nélson Salas Fuentes, a missão possibilitará a abertura de novos horizontes e, consequentemente, de novos negócios. “Há 10 anos fui à Alemanha, participar da feira de Hannover e mudei minha forma de ver o mundo. Foi uma experiência que contribui muito para o meu desenvolvimento empresarial. Dessa vez, acredito que a experiência será melhor ainda. O crescimento da China e a sua forma de produção é surpreendente e conhecer isso de perto é a melhor forma de identificar as oportunidades”, garante.

Além do presidente do Sinduscon-Sul, também participarão da missão a presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis (Sindimer), Marla Marina Massignan Cellos, e o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul (Siar-Sul/MT), Aílton Ferreira da Silva. “A feira de Canton Fair é promovida duas vezes ao ano na cidade Guangzhou e possui a mais completa variedade de produtos e giro de negócios, com a participação de 213 países e cerca de 20 mil expositores. É uma oportunidade singular para os empresários que desejam fazer negócios com a China”, ressalta o diretor do IEL-MT.

Hoje, a China é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o principal de Mato Grosso. As relações comerciais do Estado praticamente dobraram no último ano, porém, a maior parte do que é exportado à China, está concentrado em commodities e em produtos básicos. “As exportações estaduais para o oriente estão concentradas no complexo soja, madeira e couro. É necessário conhecer a realidade do país e focar nos setores em potencial para aumentar ainda mais essa relação comercial”, afirma Oliveira.

No início deste mês, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentou um estudo em Mato Grosso que destaca os setores mais dinâmicos para a exportação à China. Alguns deles são: Alimentos, Bebidas e Agronegócios (chocolates, carne de aves, farinha para animais, frutas, massas, sucos) e Moda (calçados e suas partes, higiene pessoal e cosméticos, metais e pedras preciosas, peles peleteria e couros). “O mercado chinês apresenta inúmeras oportunidades para diversos produtos brasileiros. São áreas que os empresários mato-grossenses podem iniciar os intensificar suas ações”, avalia o coordenador da área de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, Marcos Lélis.

Além da Feira de Canton Fair, os participantes da missão também irão a Dubai, nos Emirados Árabes, para a realização de visitas prospectivas, com o objetivo de ampliar os contatos com os facilitadores de negócios, como a Câmara de Comércio e o Centro de Negócios da Apex Brasil. As visitas também serão realizadas em Shangai. Os interessados em participar da ‘Missão Empresarial à China 2009’ podem entrar em contato com o Centro Internacional de Negócios pelos telefones (65) 3611-1565 e 3611-1655 ou pelo e-mail cin@fiemt.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet