Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Greenpeace e cupuaçu

ONG dá caixa de bombons ao invés de motosserra para Blairo Maggi

16 Mar 2010 - 16:05

Da Editoria - Marcos Coutinho/ Da Redação - Julia Munhoz

ONG dá caixa de bombons ao invés de motosserra para Blairo Maggi
Líderes do Greenpeace presentearam nesta terça-feira (16) o governador Blairo Maggi (PR) com uma caixa de bombons de cupuaçu, fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira, que também pode substutuir o cacau.


"Ganhei uma motosserra de ouro (em junho de 2005), mas agora ganho uma caixa de bombons e fico feliz por isso", declarou Maggi, em entrevista exclusiva para o Olhar Direto, por telefone.

O Greenpeace foi ao Palácio Paiaguás fazer uma solicitação ao governador no sentido de que o Estado agilize os cadastros rurais porque alguns produtores não estão se cadastrando ao programa MT Legal na "agilidade ideal". Para o Olhar, o governador garantiu que vai exortar os produtores a se cadastrarem o mais rápido possível.

Independente do pleito dos ativistas, a entrega de uma caixa de bombons de cupuaçu tem forte valor simbólico, porque Maggi, até meados de 2007, tinha uma reputação muito ruim junto aos ambientalistas ao ponto de presente-lo com a moto serra de ouro, em outro evento marcado pela simbologia.

Com efeito, a mudança de comportamento do governador mato-grossense, que ratificou acordos ambientais como a moratória da soja e da carne, foi preponderante para que ele fosse avaliado por outro prisma por ONGs e ativistas verdes.

Para a mídia nacional e internacional, Maggi mudou radicalmente de comportamento, embora nunca tenha sido acusado e/ou denunciado de forma oficial de ter, por exemplo, infringido normais ambientais.

Aliás, é bom que se diga, Maggi agora tem recebido críticas de seus colegas produtores por ter acenado a bandeira branca aos conservacionistas e referendado acordos históricos que mudaram o cenário ambiental brasileiro e internacional. Hoje, no que parecia ser um paradoxo, Blairo Maggi é refernência na defesa do meio ambiente de forma sustentável e, sobretudo, responsável.

Visita

Outra questão abordada na visita foi quanto a moratória da soja. Termo em que a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (ANEC) e suas respectivas associadas se comprometeram a não comercializar nenhuma soja, oriunda de áreas que forem desflorestadas, dentro do Bioma Amazônia.

Por isso a preocupação da ONG quanto aos cadastros rurais. Caso não estejam cadastrados ao MT Legal os produtores ficarão impossibilitados de comercializar seus produtos.

Atualizada as 17h10 min.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet