Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Economia

Mantega nega recessão no país, mas admite crescimento mais lento no primeiro semestre

O Brasil não está em recessão, disse hoje (4) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o crescimento em 2008 deve ficar em torno de 5%, mas, com a desaceleração da economia no primeiro semestre deste ano, o ritmo será um pouco mais lento, acompanhando o cenário internacional.


O ministro admitiu que o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano será menor, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando houve um aquecimento forte. "Ele vai ficar semelhante ao do último trimestre de 2008, ainda em um momento de ajuste da economia", disse. O PIB do período ainda não foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o ministro, a queda no último período foi um susto, mas a recuperação da economia deve se dar ao longo de 2009.

Mantega negou que o governo tenha abandonado a projeção de 4% para o crescimento da economia, ressaltando que essa é uma meta a ser perseguida pelo governo, e não um número fatídico. "O governo persegue meta mais ambiciosa de crescimento do que aquelas que nos são atribuídas."

Ele lembrou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê 1,8% de crescimento e alguns analistas falam em 1,5%, mas disse que é preciso ser ousado e não ficar parado, esperando "a coisa desacelerar". Mantega destacou que o governo tem anunciado medidas praticamente toda semana.

"Colocamos o maior volume de crédito que já houve disponível no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e estamos dispostos a adotar mais medidas para sustentar esse crescimento maior", afirmou.

Sobre o programa de habitação popular que o governo elabora para estimular o setor, Mantega disse que as medidas estão sendo finalizadas, com um "impulso forte", mas evitou antecipar detalhes. Ele também não anunciou isenção fiscal para setores da economia que precisam de ajuda para enfrentar a crise econômica. O objetivo da cautela é evitar que o setor que será beneficiado pare as atividades à espera de possíveis medidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet