Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

China pode ultrapassar EUA em venda de carros pela 1ª vez em janeiro

A China pode passar os Estados Unidos na venda de veículos pela primeira vez na história no mês de janeiro, abrindo caminho para que o país se torne o maior fabricante mundial de automóveis neste ano.


Os dados oficiais sobre a venda de veículos na China em janeiro devem sair apenas na próxima semana, mas analistas já preveem que o país baterá com alguma folga a venda nos EUA.

Segundo Zhang Xin, analista da Guotai Junan Securities, a expectativa é que o país asiático tenha vendido cerca de 790.000 unidades no mês, contra os 656.976 veículos vendidos nos EUA --uma queda de 37% sobre dezembro, e o menor nível mensal em 26 anos.

"Esta é a primeira vez na história que a China passou os EUA nas vendas mensais", disse Mike DiGiovanni, diretor executivo de mercados globais e análise industrial da General Motors, em teleconferência realizada na noite de ontem.

Para o acumulado de 2009, DiGiovanni projeta que as vendas na China devem chegar a 10,7 milhões de veículos, mais que os 9,8 milhões previstos para os EUA. Já a empresa de análises do setor automotivo Autodata prevê vendas de 9,57 milhões para o país.

Segundo os analistas, a China, com seus 1,3 bilhão de habitantes, cedo ou tarde ultrapassaria as vendas de veículos nos EUA, que têm 300 milhões de habitantes. Porém, esse dia chegou mais rápido devido à forte retração do mercado automotivo americano.

Os chineses se tornaram vice-líderes em venda de automóveis em 2006, ultrapassando o Japão, baseada nas vendas cada vez maiores no mercado interno, que possui uma classe média que cresce a taxas muito maiores que a média mundial.

Esse crescimento foi ainda maior no ano passado, quando as vendas tiveram alta maior que 10% pela primeira vez.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet