Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

48 horas de impasse

Índigenas liberam tráfego na BR-163, mas prometem fechá-la novamente

Foto: Reprodução/PRF

Índigenas liberam tráfego na BR-163, mas prometem fechá-la novamente
O tráfego no quilômetro 943 da BR-163 está liberado desde as 12h deste domingo (01), segundo a assessoria da Polícia Rodoviária Federal. Ontem a tarde, cerca de 15h, índios das etnias Terena e Maben-Groke bloquearam a pista como forma de protesto.


Leia mais:
Índios 'trancam' BR-163 e congestionamento ultrapassa os 20 Km

Após 25 horas de bloqueio, índios liberam temporariamente rodovia federal

Os indígenas pedem melhorias na saúde e infraestrutura, além da saída de uma servidora. A BR está, ainda, parcialmente liberada entre as cidades de Itaúba e Nova Santa Helena, mas os indígenas prometem bloqueá-la noivamente às 5h de segunda-feira (02).

O bloqueio da BR-163 pelos indígenas aconteceu pela primeira vez na sexta-feira ao meio-dia. Depois de 25 horas de bloqueio, a estrada foi parcialmente liberada na manhã de sábado (31), mas voltou a ser bloqueada na tarde do mesmo dia.

Já foi pedida a intervenção da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Ministério da Justiça para acabar com o problema, que já dura mais de 48 horas. Na tarde de sexta (30), índios e motoristas entraram em confronto, mas foram acalmados pelos agentes da PRF.
 
Segundo as informações da PRF, os índios exigem melhorias na saúde e infraestrutura, e pedem a saída de uma coordenadora do Sesai (Serviço Especial de Saúde Indígena) que está no cargo a menos de oito meses e suspendeu contratos e convênios superfaturados, além de demitir alguns índios que possivelmente estariam envolvidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet