Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PRIMEIRO RESULTADO

AL vai repassar dinheiro para Executivo comprar 150 ambulâncias e doar a municípios de MT

Foto: Maurício Barbant / ALMT

AL vai repassar dinheiro para Executivo comprar 150 ambulâncias e doar a municípios de MT
O primeiro resultado prático da esperada economia de R$ 20 milhões da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, na nova legislatura, deve ser apresentado ainda no primeiro semestre: a compra de 150 ambulâncias para doar a todas as prefeituras e alguns hospitais referenciados.

 
Leia também:
Pedro Taques é assediado por outros partidos e avalia sair do PDT
 
O anúncio partiu do deputado estadual Ondanir Nininho Bortolini (PR), primeiro secretário da Assembléia, ao admitir que existe um imbróglio jurídico sobre a forma de devolução do dinheiro Executivo para o Poder Legislativo. “Estamos formatando isso [a legalidade da devolução], porque é necessário que exista segurança jurídica, mas não tem nada complicado. É simples”, afiançou ele, para a reportagem do Olhar Direto, no saguão interior do Edifício Dante de Oliveira.
 
Nininho assegurou que o governador José Pedro Taques (PDT) e o presidente da Assembléia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), concordaram com a compara das ambulâncias para doar uma a cada município, totalizando 141. As nove restantes serão distribuídas para cinco hospitais regionais (Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Sorriso e Colíder), duas Santas Casas de Misericórdia (Cuiabá e Rondonópolis) e dois Hospitais de Câncer.
 
O primeiro secretário da Assembléia não concorda com a devolução através de emendas parlamentares – a alternativa jurídica mais aceitável – por entender que os recursos seriam ‘pulverizados’, em 24 prioridades. “Podemos devolver diretamente para  a Conta Única do Estado, em ato administrativo”, argumentou o ordenador de despesas do Poder Legislativo.
 
Apesar das críticas setorizadas sobre o possível depósito do dinheiro devolvido na Conta Única, sob risco de ser utilizado até mesmo para a folha de pagamento, Nininho Bortolini não entende desta forma e lembra que o compromisso político-administrativo de Pedro Taques é que possui validade.
 
“Isso é balela. A Conta Única foi criada pelo [governador Blairo] Maggi para ter-se certeza sobre entrada e saída de recursos, na época. Existe tecnologia e, agora, o Estado possui mecanismos muito mais eficazes”, sentenciou Nininho.
 
A última vez que o governo de Mato Grosso comprou veículos para doar aos municípios foi em 2010, no Programa Mato Grosso 100% Equipado, no final do governo Blairo Maggi. O investimento ainda hoje é objeto de processos em diferentes esferas judiciais envolvendo alguns dos principais assessores do então governador e hoje Blairo Maggi, além dos ex-secretários Eder Moraes Dias, de Fazenda; Geraldo De Vitto Júnior, de Administração; e Vilceu Francisco Marchetti (in memorian), de Infraestrutura.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet