Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Operação Paiaguás

Aberta inscrição de projetos para universitários multiplicarem conhecimento em comunidades carentes

Foto: Ilustração

Aberta inscrição de projetos para universitários multiplicarem conhecimento em comunidades carentes
Está publicado no Diário Oficial de Mato Grosso o edital com as regras para inscrições das instituições de ensino superior com interesse em trabalhar na Operação Paiaguás, edição especial do Projeto Rondon que será posta em ação entre 9 e 23 de janeiro, desde a manhã desta sexta-feira (18). A iniciativa vai beneficiar comunidades carentes de 10 municípios de Mato Grosso e os universitários interessados em participar devem procurar a Pró Reitoria de Extensão da sua instituição.


Leia mais:
Aldeia Wederã promove vivência intercultural e recebe os primeiros visitantes em dezembro

O projeto Rondon é uma iniciativa de nove ministérios do Governo Brasileiro, coordenada pelo Ministério da Defesa, que leva universitários voluntariados em projetos de extensão para oferecer oficinas a moradores de comunidades carentes e isoladas. Essas pessoas servirão como multiplicadores de conhecimento.

As instituições terão de elaborar uma proposta de trabalho que atenda ao edital: A proposta deverá ter um diagnóstico com os problemas da região e descrever como a IES pretende desenvolver as ações propostas.  O edital conterá detalhes das exigências, mas os projetos precisarão incluir as atividades previstas, os objetivos visados, metodologia, público-alvo, carga horária e retorno esperado à comunidade.

A Operação Paiaguás é a primeira em que um Projeto Rondon será destinado apenas a universidades da região. Em outras edições, como o Projeto Bororo, de 2015, foi executado quase que integralmente por instituições de ensino superior do Sudeste. Para 2016, além de Mato Grosso, Maranhão também terá uma operação especial.

As cidades beneficiadas pela Operação Paiaguás serão Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Pedra Preta, Poxoréu, Campo Verde, Nova Brasilândia, Alto Paraguai, Santo Afonso, Denise e Cáceres. O convenio entre o Governo de Mato Grosso, os municípios e o Ministério da Defesa foi assinado na quarta-feira (16).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet