Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Acusações de fraude marcam 2º turno de eleição do PT no RJ

Estratégicas para a aliança nacional do PT com o PMDB, as eleições para os diretórios estaduais petistas no Rio e em Minas tiveram ontem um segundo turno com placar apertado, marcado por acusações de fraude na disputa fluminense.


A apuração parcial indicava vitória do candidato alinhado à direção nacional em Minas e uma disputa apertadíssima no Rio, que deve se arrastar em recursos à direção partidária mesmo depois de terminada a contagem dos votos.

No Rio, a apuração parcial mostrava um placar apertado no final da noite, com vantagem de apenas 90 votos para o deputado federal Luiz Sérgio, candidato da direção nacional e que tende a defender o apoio do partido à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Segundo Ernesto Braga, secretário de Organização do PT do Rio, o deputado tinha 50,22% dos 21.346 votos apurados até 22h30, excluídos brancos e nulos, contra 49,78% de Lourival Casula, atual vice-presidente regional da legenda e que defende a candidatura a governador do petista Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu. Faltava apurar cerca de 10% dos votos. O resultado só será anunciado hoje.

Mesmo sem anúncio oficial, Luiz Sérgio proclamou sua vitória por 52,26% a 47,74%, com base em apuração paralela. Ele disse ter tido 1.277 votos a mais.

"Mentira", protestou Casula. Ele informou que sua campanha entrou com recurso na Executiva regional para a anulação das eleições em quatro municípios --Quissamã, Petrópolis, Angra dos Reis e Italva--, onde afirmou que houve flagrante de fraudes. "Nem o Diretório Nacional vai aceitar isso."

A assessoria de Luiz Sérgio negou ter conhecimento de qualquer fraude e afirmou que cabe ao acusador provar.

Em Minas, com 25.800 votos apurados (de um total esperado de 35 mil), o deputado federal Reginaldo Lopes, atual presidente e candidato do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, tinha 55,5%. Gleber Naime, apoiado pelo ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), contava 45,5%. A apuração foi interrompida e será retomada hoje.

Tanto Pimentel quanto Patrus são pré-candidatos do PT ao governo do Estado. A diferença entre eles no contexto das negociações entre PT e PMDB para o projeto Dilma é a maior flexibilidade de Patrus em ceder a cabeça de chapa ao ministro peemedebista Hélio Costa (Comunicações), primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto.

O resultado nos Estados é importante para a aliança com o PMDB em torno da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Se os vencedores forem mais alinhados com a direção nacional, que tem o discurso de abrir mão de candidaturas estaduais em favor de nomes mais competitivos do PMDB, o acordo no plano nacional pode ser facilitado. O objetivo é amarrar o apoio formal do PMDB e, com isso, o tempo de TV para Dilma.

Nos dois Estados a participação foi bem menor que no primeiro turno. Em Minas, a expectativa era que o comparecimento fosse 30% menor que no primeiro turno. No Rio, a estimativa era de que 25 mil filiados tivessem ido votar, contra 38 mil na primeira fase.

Além de Rio e Minas, também houve segundo turno no Amapá e no Maranhão, Estados onde o resultado tem menos peso no cenário nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet