Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Fugiu do presídio

Acusado de atirar seis vezes contra casa de juíza de MT é preso na fronteira com a Bolívia

Foto: Reprodução/Ilustração

Acusado de atirar seis vezes contra casa de juíza de MT é preso na fronteira com a Bolívia
O acusado de ser o mandante do atentado contra a casa de uma juíza em São José dos Quatro Marcos (315 km de Cuiabá), no ano de 2008, foi preso na última quarta-feira (21) pela Polícia Judiciária Civil no Distrito de Santa Rita, em Cáceres, região de fronteira com a Bolívia. O criminoso é considerado de alta periculosidade e ainda abasteceria com drogas outros traficantes do país vizinho. A Polícia Federal e a Regional de Cáceres deram apoio na ação.


Leia mais:
Policial militar morre após sofrer infarto dentro de Fórum em Mato Grosso
 
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o criminoso Jair Ribeiro de Souza, conhecido por “Bira”, tem mais de 35 anos de condenação e também fazia ameaças de morte ao juiz que o sentenciou, nos crimes de tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Vale lembrar que o traficante, que estava preso quando mandou atirar contra a residência da juíza, fugiu em 2013 pela porta da frente da Penitenciária Central do Estado usando um alvará de soltura de outro detento.
 
O criminoso tem vivido na região de Cáceres desde que fugiu do presídio. Lá, ele fazia remessa de drogas para abastecer outros traficantes no município de São José dos Quatro Marcos e Cáceres. Nesta semana, uma desavença com um traficante na Bolívia obrigou-o a retornar ao Brasil, depois que foi baleado com quatro tiros.
 
Para não levantar suspeitas, ele usou o nome de um irmão para receber atendimento médico no Hospital Regional de Cáceres. Após ser medicado, ele fugiu. A delegada de São José dos Quatro Marcos, Anamaria Machado, explicou que os dois irmãos são muito parecidos e por isso acabou passando no processo de constatação. “Acreditava-se que era ele. Quando percebemos que era o Bira, ele já tinha sido liberado”, disse.
 
‘Bira’ foi encontrado na chácara do irmão, que fica no distrito de Santa Rita: “É o mesmo irmão que usou o nome no hospital”, declarou Anamaria Machado. “Era nossa principal meta prender esse criminoso, considerado de altíssima periculosidade e que era monitorado pela Polícia”, afirmou. A justiça de Cáceres deverá decidir em que unidade prisional o acusado ficará.

O caso

Em abril de 2008, a casa da juíza Hanae Yamamura de Oliveira Gabriel, foi alvejada por seis disparos de pistola semiautomática.  O atentado estaria  relacionado ao tráfico de drogas e a um caso que era julgado pela magistrada. "Bira" foi apontado pela polícia como o mandante da tentativa de homicídio. Nas investigações, a polícia prendeu Ernani Inácio Rosa, 28, conhecido por “Fandango, autor dos disparos contra  a casa da magistrada e também estaria envolvido dois irmão de Bira e a mulher dele. O suspeito “Fandango” foi morto anos atrás.

O acusado chegou a escrever uma carta para a juíza. O conteúdo dela mencionava ainda que ele (Bira) era inocente e que “todas as pessoas que se opuseram a ele terminaram mal”.  Um  um dia antes do atentando, Bira recebeu a visita da mulher e de um irmão dele. Durante a visita, ele teria afirmado que naquela noite iria “passar um susto” na juíza de São José dos Quatro Marcos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet