Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Novo Pacote

Aeroporto de Cuiabá deve ser concedido à iniciativa privada em 2016, segundo ministro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Aeroporto de Cuiabá deve ser concedido à iniciativa privada em 2016, segundo ministro
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, revelou durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), poderá ser concedido à iniciativa privada em 2016.


Leia mais:
Infraero assume obras do Aeroporto de Cuiabá que deverá ficar pronto só em março de 2016
 
De acordo com o ministro, o terminal mato-grossense está sendo avaliado e poderá ser incluído no novo pacote de concessões de aeroportos, que deve ser anunciado para o ano que vem. A ideia é fazer disto um processo contínuo, segundo Nelson Barbosa. O governo já foi procurado por vários investidores para projetos em aeroportos além dos que foram anunciados na nova fase do Programa de Investimento em Logística (PIL).
 
"Apresentamos os mais viáveis no curto prazo. Há possibilidade de o setor privado nos procurar", afirmou o ministro. Nelson ainda acrescentou que a participação da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), responsável por administrar os aeroportos, deve ficar com uma parcela pequena do terminal.
 
"A participação da Infraero não deve ficar nos 49%. Deve ser algo menor. É uma coisa a ser decidida no momento do edital. Ainda estamos no momento de fazer o estudo. Ela ter uma participação menor de 49%, quer dizer que o privado vai pagar mais e vai colocar mais recursos no fundo nacional de aviação", explicou o ministro.
 
No plano anunciado na última terça-feira (09), foi confirmada a entrega à iniciativa privada dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis. A estimativa do governo é que eles recebam, no total, R$ 8,5 bilhões em investimentos. Os leilões devem acontecer nos primeiros meses de 2016.
 
Vale lembrar que o Olhar Direto já havia noticiado a possibilidade do aeroporto de Cuiabá ser concedido à iniciativa privada. O fato do terminal ainda não estar com as obras de reforma e ampliação finalizadas, pode ter contribuído para que o local ficasse fora da lista divulgada na terça-feira. 

No dia 14 de maio, o Governo do Estado e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) assinaram um termo aditivo que prorroga o convênio referente às obras de reforma e ampliação no Aeroporto Marechal Rondon. A estatal assumiu o compromisso de iniciar as obras até a primeira quinzena de julho.

O cronograma sugerido pela Infraero ficou da seguinte forma: Os 10 meses restantes do convênio serão necessários para a execução efetiva da obra, que deve durar 8 meses e também para os trâmites de recebimento definitivo, com duração estimada de 2 meses, totalizando assim os 12 do contrato.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet