Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mal na foto

Aeroporto de Cuiabá volta a ser escolhido como o pior do país; veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Aeroporto de Cuiabá volta a ser escolhido como o pior do país;  veja fotos
A quinta pesquisa de satisfação dos passageiros, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), colocou o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), novamente amargando a última posição. Vale lembrar que o local ainda não teve as obras finalizadas, o que deveria ter acontecido antes da Copa do Mundo de 2014.


Leia mais:
Novo ‘apagão’ causa atrasos no Aeroporto Marechal Rondon e Infraero fará vistoria
 
Na pesquisa, o Aeroporto de Cuiabá ficou com a nota média de 3,48, em uma escala que vai de 1 a 5. Esta não é a primeira vez que o local fica na última colocação do ranking. Em todas as pesquisas, Cuiabá nunca obteve boa nota. Os itens que tiveram as piores avaliações foram: valor dos produtos comerciais (2,39), valor dos produtos de lanchonetes/restaurantes (2,06) e qualidade da internet/Wi-Fi (1,98). Outro terminal que também não agrada os passageiros é o de Guarulhos (SP), tido como o mais movimentado no país, que obteve 3,73 de média.
 
O Aeroporto Internacional de Viracopos (SP), que foi concedido à iniciativa privada em 2012, ficou na primeira colocação da pesquisa, com média de 4,29. Esta é a primeira vez que um aeroporto privatizado alcança o primeiro lugar do ranking. Os terminais de Recife (4,28), Curitiba (4,27), Santos Dumont (4,19) e Porto Alegre (4,16) completam a lista dos cinco mais bem avaliados.
 
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), foram feitas quase 13 mil entrevistas, em 15 aeroportos, entre os meses de outubro e dezembro. Os viajantes respondem questões relacionadas a 48 quesitos, como o tempo de espera no check-in, a restituição de bagagens e até a limpeza dos banheiros.
 
"Elegemos a satisfação dos passageiros como prioridade nos serviços aeroportuários prestados no Brasil e essa pesquisa deve funcionar como um guia para os nossos parceiros (concessionárias, empresas e órgãos públicos) aprimorarem esses serviços", disse o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Para conferir a pesquisa completa clique AQUI.

Em obras

O terminal mato-grossense, que deveria ter ficado pronto antes da Copa do Mundo de 2014, continua em obras. O Consórcio Marechal Rondon, responsável por 'tocar' a obra, não retomou os serviços que seguem paralisados. A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) pretende dar continuidade nas obras e aguarda uma reunião com o Governo do Estado para definir os detalhes.

Problemas

No início do mês o Olhar Direto publicou denúncias de vários problemas que atingem o Aeroporto Marechal Rondon. Em dias de chuva, os usuários do terminal têm de conviver com goteiras na sala de embarque e em dias de calor o ar condicionado não é suficiente para atender a demanda. Nos últimos dias, um problema no sistema de iluminação da pista causou diversos atrasos e cancelamentos de voos.

Privatização

A reportagem do Olhar Direto também noticiou que desde o ano passado,  ainda na gestão de Moreira Franco, o Aeroporto de Cuiabá é um dos cogitados para ser concedido para a iniciativa privada. O novo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou durante ato de sua posse, que o governo continuará a com o programa de concessão de aeroportos públicos. A expectativa é que a privatização do terminal mato-grossense deverá fazer com que o governo arrecade R$ 376 milhões.

Confira alguns pontos da pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil:

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet