Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Mudança

Algoz da cassação de João Emanuel na Câmara de Cuiabá, Toninho de Souza anuncia apoio a Riva

Foto: Da Asessoria

Algoz da cassação de João Emanuel na Câmara de Cuiabá, Toninho de Souza anuncia apoio a Riva
Passaram-se 96 dias para que o vereador Toninho de Souza (sem partido), ex-líder do PSD na Câmara de Cuiabá, passasse da condição de adversário figadal para aliado indispensável do deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), candidato a governador pela coligação ‘Viva Mato Grosso’. Em evento partidário, na noite desta quarta-feira (30/07), no Diretório do PSD, Toninho anunciou apoio à candidatura de Riva e a “suspensão” de seu retorno ao partido de Leonel Brizola, onde deveria se filiar na próxima semana, com ficha abonada pelo senador José Pedro Taques (PDT), candidato ao governo pela coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’.


Apontado por muitos como um dos principais responsáveis pelo relatório da Comissão de Ética e Decoro da Câmara Municipal que resultou na cassação do ex-vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), genro de José Riva, em 25 de abril, Toninho passou a ser tratado como persona non grata, no partido. O presidente da Executiva Municipal do PSD, ex-vereador Wilson Celso Teixeira Dentinho, abriu processo de expulsão de Toninho, a pedido do próprio João Emanuel.

No entanto, seguindo a definição do ex-presidente Tancredo Neves, de que “política é como a nuvem e muda a todo instante”, Toninho de Souza mudou o seu statuo quo, na cúpula social democrata. “Venho de cabeça erguida anunciar o meu apoio para o candidato a governador José Riva, ao qual considero melhor preparado para assumir o governo de Mato Grosso”, declarou Toninho, para uma platéia repleta de seguidores de José Geraldo e Janaína Riva, esposa de João Emanuel.

Riva agradeceu ao apoio e disse que irá honrar as manifestações que vem recebendo. Não quis tocar no assunto da cassação do genro, sob o argumento de que “águas passadas não movem moinhos”.

A coordenação da coligação ‘Viva Mato Grosso’ garante que Riva já contabiliza o apoio de 17 vereadores da Capital. Todavia, não revela todos os nomes.



Em Várzea Grande, 14 vereadores

Já na Câmara de Várzea Grande, a candidatura de José Riva para governador atraiu o apoio de 14 parlamentares, sete suplentes e sete ex-vereadores. Todos declararam adesão à candidatura da coligação ‘Viva Mato Grosso’. Praticamente todos são vereadores de partidos participam das coligações dos candidatos Pedro Taques (PDT) e Lúdio Cabral (PT). Desde o ano passado, a Câmara de Várzea Grande é a segunda maior de Mato Grosso, com 21 vereadores.

Responsável pela articulação na Câmara de Várzea Grande, o vereador Wanderley Cerqueira (PSD) explicou que neste primeiro momento não será feito o anúncio dos nomes dos vereadores, que ainda temem por represálias dos diretórios de seus partidos. Todavia, está sendo preparado um grande evento na Cidade Industrial para José Riva e o candidato a senador Rui Prado, quando todos os parlamentares irão declarar o apoio.

“Os vereadores estão ao lado de Riva. O número, que atualmente é de 14 parlamentares, pode subir para 18 nos próximos dias. Nessa reunião de hoje, os membros de outros partidos vieram declarar apoio a Riva, e o anúncio será durante um grande ato que está sendo organizado”, afiançou Wanderley Cerqueira, que foi presidente do Poder Legislativo Municipal.

Riva agradeceu a unidade dos vereadores e afirmou que o seu grupo em Várzea Grande será o mais forte dentre todas as candidaturas. “É o melhor time para fazer política em Várzea Grande, pois são lideranças políticas que estão diariamente nos bairros, conhecem os anseios da população. Fico feliz por essa união em torno da minha candidatura e, durante o encontro, falamos do choque de gestão que queremos implementar no primeiro ano de gestão, da atenção especial que daremos para a cidade, com a implantação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), aqui e em Cuiabá”, afirmou.

Ex-vereador por Várzea Grande, Baiano Pereira (DEM) revelou, durante o encontro, que conversou por telefone com o candidato Pedro Taques (PDT), quando garantiu o apoio a Riva. “O Pedro Taques me ligou pedindo apoio, mas vou com Riva, que será um grande governador. O senador precisa conhecer o Estado todo para querer ser governador. Dos 21 vereadores de Várzea Grande, 18 vão apoiar Riva”, garantiu o democrata.

A experiência política de Riva e o perfil municipalista também foram determinantes para o ex-vereador Domingos Sávio (PR) declarar apoio a Riva. “Riva é um homem de trabalho prestado por todo Mato Grosso e terá uma gestão voltada para os municípios. Atende todas as pessoas, respeita a sociedade e, por isso, já reuni toda a minha base eleitoral para participar da campanha de Riva”.

Coordenador da campanha de Riva em Várzea Grande, o ex-prefeito Tião da Zaeli (PSD) explicou que os contatos estão sendo feitos com os parlamentares e empresários para apoiar a candidatura do PSD. “Estamos conversando com a população de Várzea Grande, buscando apoio, falando do trabalho de Riva como deputado, principalmente na área social”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet