Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

a partir desta sexta-feira

Alterações no trânsito da antiga avenida 'Lava Pés' já estão valendo

Foto: Assessoria

Alterações no trânsito da antiga avenida 'Lava Pés' já estão valendo
Começaram a valer na manhã de hoje, 12, as alterações viárias feitas na região do Goiabeiras, principalmente na avenida José Monteiro de Figueiredo (antiga  Lava Pés). Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o  projeto levou em consideração os empreendimentos (shopping, bares e restaurantes, bancos, lojas), o transporte coletivo, condutores e pedestres. As mudanças incluíram a instalação de dois semáforos, o fechamento de quatro retornos e a inversão de vias próximo ao shopping com a criação de binários. (Veja o mapa aqui)

 
Com estas inversões, a Almirante Henrique Pinheiro Guedes e a General Rabelo formam um binário: a primeira desce, e a outra, sobe. Próximo a estas ruas, outras duas vias que hoje são mão dupla formam também outro binário: a General Neves terá sentido único até a Tenente Alcides Duarte de Souza; e a Major Otávio Pitaluga, sentido único para a Almirante Henrique Pinheiro Guedes.

Leia Mais:
Alterações no tráfego na Avenida Lava Pés prometem aumentar fluidez, mas causam polêmica entre usuários da via

A Rua Tenente Alcides Duarte de Souza (lateral do 44º Batalhão) continua mão dupla, já que é uma importante via por onde trafegam os ônibus do transporte coletivo (na esquina desta rua com a Lava Pés está instalado o outro semáforo). Quem sobe a Tenente Alcides Duarte de Souza tem a opção, no semáforo, de entrar à direita na Lava Pés, sentido Choppão; à esquerda na Lava Pés, sentido Santa Rosa, ou seguir direto, atravessando a Lava Pés, e acessando a Mascarenhas de Moraes, permitindo, assim, a ligação dos bairros Duque de Caxias I e Duque de Caxias II. 

No bairro Duque de Caxias II foi feita outra mudança que vai ajudar a desafogar o tráfego da Lava Pés. A Rua Marechal Zenóbio da Costa (rua da antiga Secopa) continua mão dupla entre a Avenida Lava Pés e a João Bento e sentido único entre a Corsino Amarante e a João Bento. A alteração será na Corsino Amarante, que será mão dupla do cruzamento da João Bento com a avenida Senador Filinto Muller.

Impacto de vizinhança 

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, o ponto de partido para as mudanças foi um projeto de impacto de vizinhança aprovado em 2005 na prefeitura pelo Shopping Goiabeiras, que é parceiro da prefeitura nestas mudanças. Com a expansão do shopping e o aumento do movimento no entorno, após as intervenções feitas para a Copa do Mundo, estas alterações foram viabilizados.  

“O shopping , que se expandiu, é considerado um polo gerador de tráfego e é natural que o movimento tenha aumentado na Lava Pés, que é uma avenida de passagem, por ligar a região do Santa Rosa e Antártica ao centro. E as medidas tomadas nesta via e em outras visam aumentar a capacidade de fluxo, e uma das medidas foi retirar os estacionamentos ao longo da avenida no horário de pico”, explicou o secretário. Para facilitar o acesso dos clientes, o estacionamento será permitido em frente aos estabelecimentos – bares e restaurantes – entre 20h e 7h. Durante o dia, as duas faixas da avenida estarão livres para o tráfego dos veículos para aumentar o fluxo.

Fechamento dos retornos
 
Em relação ao fechamento de quatro retornos na Avenida Lava Pés, o secretário explicou que apenas 8% dos condutores utilizavam os retornos existentes na via, de acordo com levantamento feito. Os estudos mostraram que circulam por hora entre 1.000 e 1.300 veículos pela Lava Pés. Na hora de pico, a contagem de carros na parte da manhã, entre 6h45 e 7h45, indica que circulam pela avenida 1.130 veículos em direção ao centro e 950 em direção ao Santa Rosa. À tarde, entre 18h e 19h, ocorre o contrário e 1.500 carros se deslocam em direção ao Santo Rosa e 1.000 veículos ao centro.

“Embora esse percentual de 8% seja mínimo, o fluxo era atrapalhado porque um carro pequeno, para fazer o retorno, tem uma posição mais confortável, pois o giro é menor, diferentemente do que ocorre com um veículo de maior porte. Ao parar para fazer o retorno, um carro atrapalha o fluxo, já que obriga os outros veículos a mudar para a direita, e isso já diminuiu a capacidade da pista”, explicou Thiago França.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet