Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Análise genética do câncer colorretal pode auxiliar tratamento da doença

Análise genética realizada em tumores que atingem o cólon e o reto aponta semelhanças entre os dois tipos de câncer, o que levaria a melhores opções de tratamento, aponta estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, publicado nesta quarta-feira (18) na revista “Nature”.


Códigos genéticos de células cancerígenas encontradas em 224 tumores colorretais foram comparados, resultando na descoberta de 24 genes que teriam papel fundamental no crescimento dos tumores (principalmente na fase inicial da doença). Entre eles estaria os genes ERBB2 e IGF2, envolvidos na proliferação celular.

Em comunicado divulgado pelo instituto, os pesquisadores afirmam que a “descoberta da verdadeira natureza genética do câncer de cólon e de reto é um marco importante na busca do entendimento dos fundamentos dessas doenças”.

Prevenção é o melhor caminho
O câncer colorretal é o terceiro mais frequentemente diagnosticado no mundo, com mais de um milhão de casos e 600 mil mortes ao ano. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de cura. A maioria dos cânceres de cólon provém de adenomas que se desenvolvem sem sintomas em 20% a 30% da população.

Em estudos anteriores foi observada uma redução da mortalidade mais importante, mas a quantidade de pacientes ou a duração do acompanhamento médico foram insuficientes para permitir conclusões sólidas, ao contrário deste novo estudo, destaca em um editorial o epidemiologista David Ransohoff (Estados Unidos).

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estão estimados para o Brasil neste ano 14.180 casos de câncer no cólon e no reto. Segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2010 morreram no país 6.452 homens afetados por essas enfermidades.

Casos previstos de câncer em homens no Brasil*
Próstata – 60.180
Traqueia, brônquios e pulmões – 17.210
Cólon e reto – 14.180
Estômago – 12.670
Cavidade oral – 9.990

Cânceres que mais matam homens no Brasil**
Traqueia, brônquios e pulmões – 13.677
Próstata – 12.778
Estômago – 8.633
Cólon, reto e ânus – 6.452
Esôfago – 5.923
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet