Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

mais cara

Aneel autoriza reajuste de tarifa e energia fica mais 11,16% mais cara

Foto: Reprodução/Ilustração

Aneel autoriza reajuste de tarifa e energia fica mais 11,16% mais cara
A rede Cemat anuncia que cerca de 99,6% das residências terão reajuste de 11,16% na conta de energia a partir desta terça-feira (08). O aumento atingirá principalmente consumidores de baixa tensão, que são as residências. Já quanto aos clientes de alta tensão, as indústrias, por exemplo, sofrerão reajuste estimado em 13,42%.


Leia mais

Servidores protestam e param atividades em 4 delegacias da Polícia Federal em MT

A Cemat por meio de sua assessoria de imprensa ressaltou que o setor elétrico brasileiro passa por uma situação de poucas chuvas, levando os reservatórios a níveis abaixo do comum para esta época do ano. Por isso, é preciso produzir energia de usinas térmicas no país. Elas possuem um custo de produção maior do que o de hidrelétricas.

Essa situação elevou o preço da energia no mercado de curto prazo - chamados de PLD (Preço de Liquidação das Diferenças). Nos últimos meses este PLD chegou a atingir o seu nível máximo fixado pela Aneel, de 822,83 R$/MWh.

Além disso, muitas distribuidoras - não apenas a Cemat - estão sem contratos de energia com usinas de geração de energia, por conta da renovação das concessões. Sem contrato, elas recebem a energia, mas na hora de pagar, a conta é baseada pelo preço do mercado – o PLD. O resultado disso é uma energia mais cara, pesando sobre os reajustes tarifários e impactando o consumidor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet