Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Saúde móvel

Anualmente, mais de três mil são atendidos em navio hospitalar da Marinha no Pantanal de Mato Grosso

15 Fev 2014 - 16:35

Do Enviado a Santo Antônio de Leverger - Ronaldo Pacheco

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Anualmente, mais de três mil são atendidos em navio hospitalar da Marinha no Pantanal de Mato Grosso
Pelo menos três mil moradores do Pantanal de Mato Grosso são atendidos a cada temporada de chuvas, entre meados de novembro e início de março, desde 2009-2010, pelos tripulantes do Navio de Assistência Hospitalar ‘Tenente Maximiano’. O governador Silval Barbosa (PMDB) visitou a embarcação, ancorada no cais improvisado em Santo Antônio de Leverger (34 quilômetros de Cuiabá), para oferecer parceria e agradecer à Marinha do Brasil.


Na próxima semana, o Navio ‘Tenente Maximiano’ retorna à Base Fluvial de Ladário (MS). Antes, porém, presta atendimento a diversas comunidades ribeirinhas, como Mimoso e Verenda, em Santo Antônio; e São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço, entre outras.

“Existem locais no Pantanal de Mato Grosso que, nesta época do ano, que só é possível chegar de barco”, reconhece Barbosa, em entrevista à reportagem do Olhar Direto. “E, neste sentido, o trabalho da Marinha é imprescindível para assegurar o acesso de milhares de famílias a serviços que só conseguiriam se gastassem uma soma expressiva de dinheiro para chegar até Cuiabá ou outros municípios maiores”, emenda Silval.

O navio hospitalar conta com dois médicos, dois dentistas, seis médicos residentes e 40 homens na tripulação. “Além do atendimento, distribui também medicamentos básicos”, pontua o governador.

O capitão-tenente Renato Luiz Koder, subcomandante do navio, afirma que a população ribeirinha já se habitou com a visita do ‘Tenente Maximiano’, na época das águas. “Fazemos atendimento médico-odontológico com muito carinho e dedicação. E certamente isso é percebido pela população”, observa ele.

O Navio ‘Tenente Maximiano’ fica sob o Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário – Mato Grosso do Sul. “Essas operações são de extrema importância para as famílias que vivem em locais isolados e de difícil acesso”, emenda Renato Kobel.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet