Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política BR

Após cassação, Expedito Júnior consegue aprovar no Senado PEC que beneficia Rondonia

Numa espécie de desagravo ao senador Expedito Júnior (PSDB-RO), que teve a confirmação da cassação do seu mandato pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira, o Senado aprovou hoje PEC (proposta de emenda constitucional) que efetiva 15 mil servidores de Rondônia dos quadros estaduais para os federais do Estado. Com discursos de apoio ao empenho do parlamentar pela aprovação do texto, os senadores homenagearam Expedito Júnior --que ficou emocionado na tribuna da Casa ao ouvir elogios dos colegas.


"Não sei onde fui buscar forças hoje para subir na tribuna. Mas fizemos justiça com os servidores, a classe operária do meu Estado. O governador Ivo Cassol [PP-RO] tem grandiosidade na aprovação dessa matéria, como se fosse um senador nesta Casa. Hoje é um momento de glória para o Estado de Rondônia", disse Expedito.

Para aprovar a PEC, o Senado quebrou prazos de votação com o objetivo de agilizar a votação da matéria. Expedito Júnior também coletou assinaturas de colegas para conseguir viabilizar a votação da matéria, em dois turnos, na sessão plenária desta quarta-feira.

Apesar de respeitar a decisão do STF, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que o senador terá um "belo" futuro político pela frente apesar da cassação. "Vossa Excelência tem o direito de ir ao recurso máximo, mas muito do que colocarei no voto em favor dessa matéria tem a ver com a sua luta, o seu caráter", afirmou.

Para o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), Expedito Júnior pode deixar o Senado com a "missão cumprida" por aprovar um projeto que beneficia o Estado de Rondônia. "Poucos homens públicos têm que se afastar de sua Casa Legislativa conseguindo aprovar projeto tão importante. Sem a sua ação pessoal de comissão em comissão, jamais essa matéria estaria hoje sendo aprovada. É preciso que o Senado e o seu Estado tenham conhecimento disso. Rondônia lhe deve essa, senador Expedito. Que Deus o proteja", disse Agripino.

Além de elogios à aprovação da PEC, os senadores fizeram discursos favoráveis ao parlamentar, cassado pela Justiça após a acusação de compra de votos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet