Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Após combates, jihadistas matam 50 soldados em emboscada na Síria


Exército Sírio e jihadistas do Estado Islâmico se enfrentam.
64 pessoas, em sua maioria combatentes, morreram em conflitos recentes.

Cerca de 50 soldados sírios morreram nesta sexta-feira (25) em uma emboscada dos jihadistas do Estado Islâmico no norte do país, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

No momento da emboscada, os militares realizavam um recuo tático de uma posição na província de Raqa, ao norte, cenário desde a véspera de combates de uma violência sem precedentes entre os dois lados.
Nesta sexta mais cedo, 74 pessoas, em sua maior parte combatentes, morreram nos confrontos das últimas 24 horas entre o exército e os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte da Síria.

O EI, que no final de junho anunciou a criação de um "califado" islâmico entre Síria e Iraque, controla amplas zonas desses dois países e tenta expandir sua hegemonia.

Na véspera, o EI lançou ataques contra as províncias de Raqa (norte), Hasaka (nordeste) e Aleppo (norte), segundo o OSDH, que se baseia em uma rede de fontes civis, médicas e militares.

Este é o primeiro choque desta magnitude entre o EI e o regime. Os dois combatem os insurgentes que há três anos tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad.

Na quinta-feira (24), os combates também explodiram pela primeira vez entre rebeldes sírios e combatentes da Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda e até agora o principal aliado dos grupos rebeldes islamitas que tentam há mais de três anos derrubar o regime de Assad.

Estes confrontos inéditos tornam mais complexo este conflito entre rebeldes e regime, e agora também entre rebeldes e jihadistas ultrarradicais do EI.

"Os confrontos entre Al-Nosra e os rebeldes começaram no início de julho, mas a batalha mais sangrenta ocorreu há uma semana, na região de Khisr al-Shughur, na província de Idleb (noroeste)", indicou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

"Esta batalha deixou dezenas de mortos entre as fileiras da Al-Nosra e da Frente de Revolucionários da Síria (FRS), uma coalizão de insurgentes moderados.

A FRS e a Al-Nosra reconheceram os confrontos em suas páginas do Facebook e trocaram acusações mútuas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet