Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Ararath

Após uma hora em aeroporto, Riva e Eder embarcam para Brasília

20 Mai 2014 - 10:13

Da Reportagem Local- Laura Petraglia, Patrícia Neves, Jardel P. Arruda e Lucas Bólico

Foto: Lucas Bólico/ Olhar Direto

Após uma hora em aeroporto, Riva e Eder embarcam para Brasília
18h31 - O deputado estadual José Riva e o ex-secretário de Estado Eder Moraes acabam de embarcar no avião da Polícia Federal. Segundo apurou o Olhar Direto, eles haviam voltado a entrar nas viaturas. A informação é de que iriam em outra aeronave, porém, depois de um tempo embarcaram no avião maior rumo a Brasília. Eder e Riva, no entanto, só voltaram para fazer o embarque após a saída de curiosos e fotógrafos que estavam no local.


17h36 - 
Manifestantes que estavam em frente à Polícia Federal ‘comemorando’ a atuação da instituição com a deflagração da operação Ararath, chegaram a soltar fogos no momento em que o deputado José Riva (PSD) e o ex-secretário de Estado e atual presidente do Mixto Esporte Clube, Eder Moraes, deixavam o local em comboio da Polícia Federal. Ambos seguirão em avião da Polícia Federal para Brasília, onde serão recambiados para uma unidade prisional por determinação do ministro Dias Tofolli, do STF.


Foto: Lucas Bólico/ OD

17h28- 
Via assessoria de imprensa, o advogado do deputado José Riva (PSB),  Valber Mello,  informou que ainda não teve acesso aos autos de investigação e que ainda não sabe informar para qual unidade penitenciária em Brasília seu cliente será encaminhado. A defesa irá até Brasília para ter acesso aos autos.

17h12 -
O deputado estadual José Riva (PSD) e  ex-secretário Eder Moraes seguem nesse momento para o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Eles deixaram a  sede da Polícia Federal em um comboio e irão embarcar em uma aeronave da instituição.  Ao sair do prédio, o deputado não falou com  à imprensa e ao entrar no veículo da Federal ele se mostrou incomodado. Já o ex-secretário Eder Moraes chegou a acenar para os jornalistas demonstrando confiança ao deixar à Superintendência. Ambos seguem para interrogatório em  Brasília onde devem ser cautelados em uma unidade penitenciária, conforme decisão do ministro Dias Tóffoli, do STF.

16h24 - 
O advogado do governador, Silval Barbosa (PMDB), Ulisses Rabaneda acaba de confirmar que foi efetuado o pagamento de fiança pelo chefe do Executivo pelo crime de posse ilegal de arma de fogo já que durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, a Polícia Federal encontrou uma pistola (com registro vencido) no imóvel. Ulisses reiterou que o governador está tranquilo e que não entende o porquê do cumprimento de mandados de busca e apreensão, autorizado pelo ministro Dias Tóffoli, do STF. O valor do pagamento da fiança não foi informado pela defesa.

Rabaneda disse ainda que ao chegarem na residência, durante o cumprimento de mandado de busca  em um prédio de luxo no bairro Jardim das Américas, os policiais federais chegaram a questionar sobre a existência de armamento no local e Silval confirmou a existência da mesma e apresentou o registro, porém, vencido.  Ele informou ainda que o governador não irá para Brasília, como as demais pessoas detidas na ação. 

16h07- 
O governador Silval Barbosa (PMDB) acaba de deixar o prédio da Superintendência da Polícia Federal. Ele chegou
 por volta das 11h30 da manhã, após a Polícia Federal encontrar uma pistola 380 em sua residência. A pistola estava com registro vencido. O governador não falou com à imprensa e deixou a unidade acompanhado do atual secretário de segurança pública, Alexandre Bustamante, que é policial federal e está licenciado para exercer a função de secretário no staff de Barbosa.


Foto: Danilo Bezerra/ OD

15h58 -
Quase 10 horas após o início da quinta fase da Operação Ararath, continuam na sede da Polícia Federal em Cuiabá, o governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-presidente da Assembleia, deputado estadual José Riva (PSD) e o ex-secretário de estado Eder Moraes (PMDB). A esposa do deputado, Janete Riva, que também prestava depoimento deixou a sede da PF agora pouco. O governador Silval Barbosa foi encaminhado para a PF, depois do cumprimento do mandado de busca e apreensão, porque uma pistola 380 (com registro vencido) foi encontrada em sua casa. Ele foi encaminhado para unidade para prestar esclarecimentos do posse ilegal de arma de fogo.

15h53 -
A esposa do deputado José Riva (PSD), preso na manhã de hoje,  Janete Riva acaba de deixar o prédio da Polícia Federal. Ela foi ouvido  na condição de testemunha e nao quis prestar declarações à imprensa ao sair do prédio. O advogado Fabian Feguri negou que ela tenha envolvimento na operação. 


Foto: Lucas Bólico/ OD

15h17 -
Fontes da Polícia Federal confirmaram que o governador Silval Barbosa foi preso por porte ilegal de arma na manhã de hoje. No entanto, o secretário de comunicação do Estado, Marcos Lemos, garante que Silval apenas estava com a documentação atrasada de uma pistola calibre 380 e que será liberado após pagamento de fiança.

15h10 -
Duas professoras da rede privada de ensino foram protestar em frente à PF contra a corrupção. Adriana Reys e Flavia Chocair lançaram um movimento "chamado Operação Ararath" e se dizem cansadas com a atual situação da política. 

14h34 -
O desembargador aposentado Paulo Lessa, que está atuando na defesa de Eder Moraes ficou cerca de uma hora e meia na Polícia Federal e infrmou que seu cliente não irá se pronunciar por enquanto. Eder foi preso preventivamente.

14h24 -
O mestre de obras Silval Rodrigues foi à porta da Polícia Federal soltar fogos em comemoração a ação. Ele afirma que mora em Cuiabá há 30 anos que os fogos são uma maneira de parabenizar a PF pelo trabalho realizado na Operação Ararath. 

14H15 - 
Novas informações dão conta de que a Polícia Federal também cumpriu um mandado na residência do ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Alencar Soares Filho, em Barra do Garças. Policiais chegaram cedo a residência de Alencar e pediram aos funcionários para entrarem na casa e contaram com apoio de um chaveiro. A informação é que o ex-conselheiro não estava na residência. A PF de Barra não especificou quais objetos foram apreendidos na casa do ex-conselheiro.

13h28 -
Os dois advogados conduzidos durante a operação Ararath para prestar depoimento, identificados como sendo os irmãos, Alex Tocantins e Kleber Tocantins, atuaram há mais de uma década em um ação envolvendo a extinta Sanecap (Companhia de Saneamento de Cuiabá). O advogado Kleber já prestou depoimento a um delegado da Polícia Federal. 

13h27 - 
O desembargador aposentado, Paulo Lessa, acaba de chegar a sede da Polícia Federal em Cuiabá. Ele irá representar o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, preso durante a operação Ararath, desencadeada na manhã de hoje (20). Ele informou à imprensa que iria tomar conhecimento do teor das investigações e que seu filho, Fábio Lessa, também iria atuar na mesma bancada de defesa.


Foto: Lucas Bólico/ OD

13h12 -
O deputado José Riva (PSD) acaba de chegar à Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá. Ele foi encaminhado à unidade em um carro descaracterizado e não prestou nenhuma informação à imprensa. Após a prisão em sua residência, no bairro Santa Rosa, o parlamentar estadual foi conduzido por uma escolta composta por seis veículos. A mulher dele, Janete Riva, acompanhou na manhã de hoje (20) o cumprimento do mandado de busca e apreensão em sua residência.

12h41 - 
A defesa de Janete Riva informou a pouco que sua cliente não é alvo da operação Ararath e que prestou depoimento à Polícia Federal na condição de testemunha.

11h58 -
O secretário de comunicação do Estado, Marcos Lemos, acaba de chegar à Superintendência da Polícia Federal onde em uma rápida entrevista informou que conversou na manhã de hoje (20) com o governador Silval Barbosa e o mesmo disse estar tranquilo e por isso compareceu espontaneamente para prestar depoimento já que sua casa, no bairro Jardim das Américas, foi alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão na manhã. Barbosa informou ainda ao secretário de Estado que aguarda que tudo seja rapidamente esclarecido. Lemos negou que mandados tenham sido cumpridos na sede do Palácio do  Governo e ratificou que as informações sobre o cunho da operação Ararath são desencontradas até mesmo para os advogados.

11h24
– Acabam de chegar à Polícia Federal dos advogados Ulisses Rabaneda e Válber Melo, ambos atuam na defesa do
governador Silval Barbosa. Instantes após a chegada dos advogados, o peemedebista também foi entrou no prédio para prestar depoimento.

11h14 - A esposa do deputado estadual José Riva, ex-secretária de Cultura do Estado Janete Riva chegou a Polícia Federal após o fim do cumprimento do mandado de busca e apreensão em sua residência em Cuiabá.

10h58 - O advogado Ricardo Monteiro, que defende Ricardo Neves deixou a sede da PF e informou que seu cliente foi chamado para prestar esclarecimentos porque é sócio de Mauro Carvalho em um Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e fez uma transação com o Bic Banco. O empresário teria sido citado em um depoimento de Júnior Mendonça à Polícia Federal.

Acabaram de chegar na sede da Polícia Federal, na avenida do CPA, em Cuiabá, quatro grande empresários, encaminhados por agentes durante a quinta fase da Operação Ararath, deflagrada contra lavagem de dinheiro, para prestarem esclarecimentos sobre o esquema investigado.

Riva e Eder são escoltados por dezenas de agentes e seguem em avião da PF para Brasília

São eles Anildo Lima Barros, ex-prefeito de Cuiabá e dono de empreiteira; Altevir Magalhães, sócio-proprietário do grupo Modelo, Mauro Carvalho e Pérsio Briante. Além deles, foi encaminhado à PF o ex-secretário-adjunto da extinta Secretaria de Infraestrutura do Estado Eziquiel Lara.

De acordo com informações preliminares apuradas junto à Polícia Federal e a defesa de alguns dos empresários, o grupo não foi detido, apenas encaminhado para prestar esclarecimentos sobre um esquema com fraudes em um empréstimo do governo do Estado, para a aquisição de maquinários, durante a gestão do então ex-governador Blairo Maggi (PR), quando Eder Moraes (PMDB) era secretário de fazenda.

Este não é mesmo caso do já conhecido “Escândalo dos Maquinários”. A Polícia Federal investiga uma possível irregularidade em empréstimos do estado junto ao Bic Banco, instituição financeira a qual Eder Moraes teria influência. Os recursos teriam sido empregados para a aquisição dos caminhões. Busca e apreensão na casa de Eder Moraes teria encontrado uma planilha com quatro empresas relacionadas para a transação.

Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet