Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Aprendizagem cooperativa é tema de monografia na Unemat

O Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é, pela primeira vez, objeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido na universidade. Implantado na instituição em 2013, o Focco foi o tema escolhido pela acadêmica Amanda Cristina Rondon de Arruda, do curso de licenciatura em Matemática, no campus de Barra do Bugres. 


Amanda, que também é bolsista do programa de formação, desenvolveu a monografia “A aprendizagem cooperativa em uma célula de estudo de matemática do programa Focco na Unemat”. O trabalho foi orientado por Cláudia Landin Negreiros e coorientado pelo professor Carlos Edinei de Oliveira, coordenador local do Focco. 

A monografia discute uma das causas de desistência dos alunos no campus de Barra do Bugres, já que a maioria dos acadêmicos é de municípios circunvizinhos como Tangará da Serra, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Arenápolis, Nortelândia e ainda o distrito de Assari. De acordo com a pesquisa, muitos acadêmicos não residem com seus familiares e esse é um fator que contribui significativamente para a desistência. “Sendo assim, o programa Focco vem contribuindo para que se sintam fortalecidos uns com os outros, bem como ocupem o tempo ocioso com os estudos e melhores resultados no curso”, afirmou a estudante. 

Com a participação no Programa de Células Cooperativas da Unemat, agora Amanda tem outras perspectivas, tanto que mesmo antes de colar grau ela já foi aprovada no mestrado em Matemática da Universidade Nacional de Brasília (UnB). “O Focco despertou em mim a expectativa de dar continuidade em meus estudos. Saber que ainda tenho a oportunidade de levar aprendizagem cooperativa para pós-graduação me deixa ainda mais feliz”, comemorou. 

De acordo com coordenadora geral do Focco, professora Renata Cintra, que participou da banca de avaliação do TCC de Amanda, outros acadêmicos participantes do programa também possuem trabalhos de conclusão de curso na área de Aprendizagem Cooperativa. “Ver os resultados do Focco e a expansão deste programa desde a Educação Básica até a pós-graduação nos faz acreditar que realmente estamos no caminho certo para uma educação com mais qualidade”, avaliou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet