Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Ataque aéreo iraquiano em cidade tomada por rebeldes deixa mortos

Entre os mortos havia mulheres e crianças, segundo porta-voz.

Moradores relataram que helicópteros soltaram bombas-barril.

Ataques aéreos do governo no Iraque mataram 19 pessoas, inclusive crianças, em Falluja nestas segunda (21) e terça-feira (22), informou uma autoridade de saúde na cidade dominada pelos militantes.

O Exército iraquiano vem bombardeando Falluja, que fica a 70 km a oeste de Bagdá, há meses na tentativa de expulsar os rebeldes sunitas do grupo agora conhecido como Estado Islâmico. Os insurgentes, apoiados por líderes tribais sunitas descontentes, tomaram a cidade em janeiro.

Ahmed al-Shami, porta-voz do escritório de saúde de Falluja, o braço local do Ministério da Saúde, disse que entre os 19 mortos havia mulheres e crianças e que o hospital da cidade também recebeu 38 feridos desde a noite de segunda-feira.

Moradores de Falluja e da cidade vizinha de Garma relataram que helicópteros dispararam tiros e soltaram três bombas-barril na cidade e duas em Garma.

A bomba-barril, improvisada com explosivos potentes, cimento e pedaços de metal dentro de barris de petróleo, ganhou fama na região por seu uso pelas mãos das forças do presidente Bashar al-Assad na vizinha Síria para arrasar edifícios em áreas dominadas por rebeldes.

Várias pessoas morreram desde janeiro no que moradores classificam como bombardeios indiscriminados. O governo os nega, dizendo ter os insurgentes como alvo, mas uma autoridade de segurança confirmou que bombas-barril foram usadas em Falluja.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet