Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Ativista em greve de fome episódica há 14 anos é libertada na Índia

Ativista em greve de fome episódica há 14 anos é libertada na Índia
Irom Chanu Sharmila deixou de se alimentar no dia 2 de novembro de 2000.

Ela foi detida e forçada a receber comida.

A Índia libertou nesta terça-feira (19) uma militante dos direitos humanos em greve de fome episódica há quase 14 anos, e que protestava contra a concessão de poderes especiais ao exército em sua região do nordeste do país, anunciou sua advogada.

Apelidada de "dama de ferro de Manipur", em referência a este estado pobre próximo à fronteira birmanesa, Irom Chanu Sharmila deixou de se alimentar no dia 2 de novembro de 2000 depois de presenciar a morte de dez pessoas pelas mãos do exército, em um ponto de ônibus situado perto de sua casa.

A mulher, que agora tem 42 anos, foi detida pouco depois de iniciar sua greve de fome por tentativa de suicídio. Depois a mandaram ao hospital de uma prisão, onde foi alimentada à força três vezes ao dia.

A cada vez que os tribunais locais a libertavam, retomava sua greve de fome e voltava a ser detida. Atualmente encontra-se no hospital Jawaharlal Nehru de Imphal, a capital de Manipur.

Com seu protesto, a ativista quis denunciar a lei de poderes especiais das forças armadas, adotada em 1990 e que permite a elas disparar e deter suspeitos sem ordem judicial.

O Estado de Manipur abriga vinte grupos separatistas, que pedem a independência ou a autonomia.

Associações internacionais defensoras dos direitos humanos, como a Anistia Internacional, condenaram esta lei, e consideram que serviu de pretexto para realizar execuções extrajudiciais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet